Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
14.Jul - Comunicadores gaúchos se preparam para participar do 9º Muticom, em Vitória
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Comunicadores gaúchos se preparam para participar do 9º Muticom, em Vitória

A 9ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) acontecerá de 15 a 19 de julho de 2015, em Vitória-ES. Tendo presente uma sociedade rápida e veloz, urge que a comunicação social paute alternativas que valorizem outros elementos, tais como respeito pelos humanos, valorização do bem, do heroísmo, da solidariedade e da vida.



Pensar a comunicação social a partir de valores e princípios é o que se propõe o 9º Muticom que traz o tema Ética nas Comunicações, através de palestras com especialistas, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação que estão dando certo e avaliação de publicações, sites e outras mídias produzidas por grupos comprometidos e Igrejas.




Quarta-feira, dia 15, haverá palestra de abertura às 19h, com o tema Ética nas comunicações, proferida por Pe. Gildásio Mendes, Salesiano, professor e escritor - Doutor em Comunicação pela Wayne State University, em Michigan, reconhecido pela USP. Foi Pro-Reitor Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande e Diretor da Faculdade Salesiana e Colégio Santa Teresa, em Corumbá. Assessorou a Comissão de Comunicação da CNBB para o Diretório Nacional de Comunicação. Tem livros e artigos publicados no Brasil e em revistas internacionais na sua área de comunicação, mídias digitais, educação e espiritualidade.



Quinta-feira, dia 16, às 9h o tema da palestra será A comunicação social e a construção ética do indivíduo, por Elizabeth Barros, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós doutorado em saúde pública pela ENSP/Fiocruz (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Saúde Coletiva com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde, saúde do trabalhador e subjetividade.



Às 10h30 Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, palestrará sobre A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo. Dom Leomar é Teólogo e escritor - Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993) e Doutorado em Teologia - Ponticia Università San Tommaso de Roma, Itália (2000). Atualmente é professor na Faculdade de Teologia da PUC-RS. Tem livros e artigos escritos na área de Antropologia teológica, ética e pastoral.



Sexta-feira, dia 17, às 9h, o jornalista Elson Faxina falará sobre A Igreja Católica na mídia: análise do discurso. Faxina é Jornalista - Doutor em comunicação pela Unisinos/RS, professor de comunicação da UFPR (Universidade Federal do Paraná), mestre em Televisão, Rádio e Cinema pela ECA/USP, Editor de jornalismo da Rádio e Televisão Educativa do Paraná. Tem experiência em rádio, televisão, assessoria de comunicação e mobilização social.



Às 10h30 será o momento de Caco Barcelos, Escritor, Repórter e apresentador do programa Profissão Repórter, palestrará sobre A espetacularização da notícia.



Sábado, dia 18, a manhã será dedicada para Apresentação de experiências de comunicação educativa e, à tarde, visita ao Convento da Penha, Missa de encerramento e apresentações artísticas.



Já o domingo, dia 19, esta reservado para City Tour livre.



Do Rio Grande do Sul participarão alguns jornalistas que fazem parte da Pascom/RS e atuam em arquidioceses e dioceses. 



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3




Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.