27.Mar - Coleta da Solidariedade é nesse final de semana, nas celebrações de Ramos

Coleta da Campanha da Fraternidade forma os Fundos Arquidiocesano, Regional e Nacional de Solidariedade

Todos os anos a Igreja Católica desenvolve a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de provocar a sociedade para que assuma seus problemas sociais, discutindo, propondo organizando e apoiando ações concretas.

Em 2015, com a temática Fraternidade: Igreja e Sociedade, e o lema Eu vim para servir, a Igreja quer discutir e propor ações que buscam a transformação social através da participação popular.

Uma das formas de colaborar é participando da coleta que acontece em todas as Igrejas neste final de semana, 28 e 29 de março, nas celebrações de Ramos. O resultado da coleta é destinado 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade, coordenado pela CNBB e a Cáritas Brasileira, que apoia projetos em todo o Brasil; 10% destina-se ao Fundo Estadual, que proporciona formas de apoio no desenvolvimento de grupos e pastorais; e 50% forma o FDS - Fundo de Solidariedade da Arquidiocese.

O FDS na Arquidiocese de Passo Fundo apoia anualmente em média 13 projetos sociais. Para Luiz Costella, representante da Cáritas no Conselho Gestor do Fundo de Solidariedade, a contribuição de muitas pessoas, com pouco ou bastante, forma um importante instrumento que, nos últimos 15 anos auxiliou diretamente quase 30 mil pessoas, em mais de 180 iniciativas comunitárias. A doação de cada um é muito importante, independente do valor”.

As formas de acesso, prestação de contas e gestos concretos podem ser conferidos através do site do FDS.

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo