18.Mar - CNBB Regional Sul 3 realiza Reunião dos Organismos em Porto Alegre

Aconteceu, nesta terça-feira, dia 17, o primeiro dia da Reunião dos Organismos do Regional Sul 3, na Casa de Retiros Vila Betânia, em Porto Alegre (RS), com a presença de Dom Zeno Hastenteufel, Presidente do Regional, do Conselho Episcopal de Pastoral (CEP), da Equipe de Coordenação Diocesana de Pastoral (ECODIPA), da Equipe de Coordenadores de Setores (ECORES) e da Pastoral da Comunicação (PASCOM), sob a coordenação do Pe. Agostinho Sauthier, Secretário Executivo do Regional.

A primeira atividade da pauta foi dedicada à síntese da avaliação das Diretrizes Gerais da CNBB e das prioridades do Regional no período de 2011 a 2015. Padre Agostinho Sauthier, afirmou que “a avaliação do quadriênio é em vista da preparação das futuras diretrizes nacionais e prioridades do Regional”.

Ir. Zenilde Fontes, Coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, apresentou os três braços de ação para 2015: Formação de Lideranças, Escola de Assessores e as etapas do Boté Fé. O Boté Fé traz uma novidade este ano. Será realizado em duas etapas. “A primeira etapa contempla uma Semana Missionária de inserção na realidade social da região metropolitana de Porto Alegre, como, por exemplo, com os catadores de material reciclável, Pastoral da AIDS, Pastoral Carcerária. Três jovens de cada uma das 18 dioceses serão convidados a fazer essa experiência para depois voltar e partilhar em suas comunidades”, explicou Fontes.

Na parte da tarde houve reunião por organismos CEP, ECODIPA, ECORES e PASCOM. Após, Magnus Regis, jornalista da Arquidiocese de Porto Alegre, apresentou os comunicadores presentes e fez um diagnostico da atual situação da PASCOM RS3 com seus desafios e ações: “Em quase todas as dioceses tem jornalista, mas precisa ser pensado como uma semente de evangelização. O profissional de comunicação na pastoral não deve ser visto apenas pela técnica. As publicações são apenas uma ação, mas a missão é muito maior. Por isso, acreditamos na ideia de desenvolver uma cultura da comunicação e discutir as possibilidades de ações não imediatas, mas num planejamento a curto, médio e longo prazo, bem como promover uma comunicação para e fora da Igreja, conforme diz o Papa Francisco: "Igreja em saída", reiterou Regis.

Para finalizar a pauta do dia, Waldir José Bohn Gass, Articulador das Pastorais Sociais do Regional Sul 3, falou do tema da Campanha da Fraternidade: Igreja e sociedade e do manifesto em defesa da democracia. Para ele, “é importante saber discernir onde sopra o Espírito de Deus impulsionando iniciativas que promovam a justiça, o bem comum e a solidariedade, como nos convoca nosso irmão e Pastor, o Papa Francisco”, frisou.

A reunião terminou nesta quarta, 18, e contou com a apresentação do DVD do Jubileu de Ouro do Regional, a repercussão do encontro dos Bispos com o novo o governador do Estado, e discutiu o Ano da Paz, Ano da Vida consagrada e Seminário de Formação para o Laicato.

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3