21.Jun - Celebração de Corpus Christi mobiliza as 53 paróquias da Arquidiocese
Celebração de Corpus Christi mobiliza as 53 paróquias da Arquidiocese

“Celebrando Corpus Christi queremos reafirmar nosso compromisso de batizados. Que todos os homens possam saborear a doçura da comunhão com Jesus.”

O frio intenso foi amenizado pela calorosa acolhida e expressão de fé que moveu centenas de fieis nas 53 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo para a celebração de Corpus Christi na última quinta-feira, 19. Nos 47 municípios abrangidos pela Arquidiocese, as celebrações foram sinais de devoção e manifestação do Deus vivo que caminha com seu povo.

Além dos tradicionais tapetes de serragem, estavam também tecidos, tintas, papéis e, até mesmo, agasalhos e cobertores. Em Não Me Toque, Victor Graeff, Colorado, Guaporé, Marau e Pontão, por exemplo, os tapetes coloriram a cidade e mobilizaram as comunidades na confecção. Só em Não Me Toque, mais de 420 metros de tapetes foram feitos ao redor da praça central.

Os tapetes, que abrem caminho para a passagem do Cristo Eucarístico, assumem, a cada ano, formas e cores diferentes, de acordo com a realidade vivida pela Arquidiocese. Em 2014, entre os principais temas estavam a Campanha da Fraternidade sobre o Tráfico Humano, o Ano da Juventude na Arquidiocese, Família e Eucaristia. Em muitas outras paróquias, como Passo Fundo e Pontão, a partilha e o cuidado com os mais necessitados também foi marca na procissão. Na cidade sede da Arquidiocese, mais de 300 cobertores foram arrecadados, junto com cerca de 100 kg de alimentos.

Em Passo Fundo, a celebração contou com a participação de diversos padres e dos três bispos da Arquidiocese: Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano; Dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito; e Dom Urbano Allgayer, bispo emérito. A caminhada, que saiu da Catedral Metropolitana e seguiu até a paróquia Santa Teresinha, reuniu milhares de pessoas.

Durante a celebração, na homilia, Dom Altieri ressaltou a importância do momento: “Hoje o sacramento da Eucaristia se manifesta a todos, circundado de fé. A Eucaristia é o maior tesouro da Igreja, a preciosa herança que o Senhor Jesus nos deixou. Queremos que Jesus caminhe onde nós caminhamos, conosco, ao nosso lado”.

O arcebispo alertou ainda que só aquele que acredita e ama é capaz de compreender o mistério de Corpus Christi. “Celebrando Corpus Christi queremos reafirmar nosso compromisso de batizados. Que todos os homens possam saborear a doçura da comunhão com Jesus”, afirmou Dom Altieri.

Confira a seguir os álbuns de imagens da celebração de Corpus Christi em Passo Fundo e em outros municípios da Arquidiocese.

Victória Holzbach