Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
15.Dez - Carta Aberta da PJ da Arquidiocese de Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Protagonizando a construção da Civilização do Amor, a Pastoral da Juventude – PJ, da Arquidiocese de Passo Fundo segue dando testemunho de uma Igreja em saída, sem medo de tocar nas próprias feridas e alegre por celebrar sua vida emergente dos jovens corações. No período de maio a dezembro deste ano, a PJ viveu o seu XII processo de assembleia. Tempo de ver, julgar e agir. Este tempo culminou em quatro encontros arquidiocesanos que reuniram jovens dos grupos de base os quais construíram o novo projeto de ação pastoral e escolheram o novo secretário liberado para os próximos dois anos de serviço. O último dos quatro encontros levou as juventudes a fazerem morada na casa da antiga Escola Alternativa da Juventude Rural – ESCAJUR, na casa e eterno recanto das juventudes. Todo esse processo foi encharcado na mística da estrela de Belém. Aquela que guiou os magos, pastores e povos todos ao encontro com o Menino Jesus, expressão maior do projeto de Deus para a humanidade.



Iluminadas/os pela passagem do Evangelho de Mateus, “Ao verem de novo a estrela ficaram radiantes de alegria” – 2,10, as/os jovens puderam vivenciar a mística de Belém – casa do pão, lugar de afeto, mistério, medo, nascimento, encontro, amor, divindade, encanto, beleza, enfim lugar onde Deus fez morada. Na Belém de hoje, marcada por todas essas expressões Divinas, a Pastoral da Juventude deu à luz ao seu projeto de ação pastoral, baseado em cinco eixos: 1. Nucleação de grupos de jovens; 2. Organização e comunicação; 3. Formação; 4. Assessoria; e 5. Articulação, assim sonhados para fazer frutificar, nascer e renascer os grupos de jovens, essência de todo o serviço.



Reafirmamos nosso compromisso com as juventudes pobres, marginalizadas, oprimidas e excluídas. É junto dessas e desses que nos propomos a fazer acontecer nosso projeto. É com essas e esses que queremos seguir defendendo a vida das juventudes ceifadas em nome dos grandes interesses e do capital. É com a juventude negra, maior vítima da violência, que nos desafiamos a organizar e articular grupos. É com todas as juventudes sedentas de justiça que queremos ser força na construção do Reino de Deus. Conclamamos as comunidades de nossa Arquidiocese, todo o povo de bem a sair conosco de nossas próprias estruturas e organizações, que por vezes sufocam e oprimem, rumo a uma nova Igreja, povo de Deus. Desejamos uma Igreja que seja base, povo, grupo, que dê testemunho de unidade, misericórdia e sobretudo do amor de Deus.



Tendo construído o projeto que indicará caminhos para as ações pastorais, os presentes em assembleia deliberaram o jovem Eduardo Nischespois Scorsatto para assumir o serviço da secretaria da PJ na Arquidiocese. Eduardo vem da paróquia São Miguel Arcanjo, de Itapuca, tem 20 anos e é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Passo Fundo – UPF. “Como aquele que se colocou a serviço pedindo que fossem preparados os caminhos e endireitadas as veredas, como aquela que expressou: O meu desejo é a vida do meu povo – Ester 7, 3, me disponho a esse serviço da secretaria arquidiocesana da Pastoral da Juventude. Como aquele que anuncia um projeto de vida em plenitude e que sonha com essa vida para as juventudes, afirmo: eis-me aqui!”, afirmou o jovem.



Eis o tempo de espera e de preparação. Eis o tempo de renovar as esperanças, as utopias, os sonhos. Caminhemos juntos, em mutirão, na paz inquietante do Cristo Jesus rumo a nova Civilização. Amém! Axé! Awere! Aleluia!



Com Cristo, por Cristo e em Cristo,



Equipe da XII Assembleia da Pastoral da Juventude.

Passo Fundo, 15 de dezembro de 2015.



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.