Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
02.Dez - Carta aberta da Igreja Católica da área de Passo Fundo aos cidadãos passo-fundenses
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Carta aberta da Igreja Católica da área de Passo Fundo aos cidadãos passo-fundenses

Os padres da área pastoral de Passo Fundo, da Arquidiocese de Passo Fundo, escreveram, em sua útima reunião mensal, uma carta aberta à população passo-fundense que aborda aspectos da conjuntura nacional, estadual e municipal. "Nos motiva o pronunciamento do Papa Francisco aos Movimentos Populares e o pronunciamento da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) contrária à PEC 241 e contra a Medida Provisória 746/16 que decreta arbitrariamente a reforma do Ensino Médio", escrevem.



Leia a íntegra da carta:



Quero ver o direito brotar como água e a justiça como fonte que não seca! (cf. Am 5,24)



Nós padres, representando as 12 paróquias da área pastoral de Passo Fundo, aproveitamos nossa reunião mensal para analisar a conjuntura internacional, nacional estadual, regional e municipal e constatamos uma forte tendência, nestas esferas de governo, em descarregar sobre os ombros da população pobre o peso da crise. 



Nos motiva o pronunciamento do Papa Francisco aos Movimentos Populares e o pronunciamento da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) contrária à PEC 241 e contra a Medida Provisória 746/16 que decreta arbitrariamente a reforma do Ensino Médio. 



Nossa análise se deparou também com um decreto municipal que quer extinguir um direito fundamental dos trabalhadores inativos do município: o vale alimentação. 



Apoiamos integralmente a mobilização e luta pelos direitos adquiridos dos trabalhadores municipais inativos e repudiamos a forma autoritária de governar que desestabiliza as finanças familiares de quem serviu com seu trabalho aos cidadãos do município. 



Nenhuma crise justifica suprimir qualquer direito dos trabalhadores.  Por isso afirmamos nossa solidariedade aos trabalhadores na luta por nenhum direito a menos.  A luta de vocês é a luta de todos pois todos queremos um mundo com justiça social.



Que o advento do Senhor traga justiça e igualdade a nossa sociedade!



Passo Fundo, 29 de novembro de 2016.



Pe.  Carlos Jaroceski 

Equipe de Coordenação



Pe. Joao Luiz Foschiera

Equipe de Coordenação



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.