16.Set - Cáritas reflete políticas públicas e participa de Conselhos Municipais
Cáritas reflete políticas públicas e participa de Conselhos Municipais

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo tem em um de seus programas de ação a participação e contribuição na construção de politicas sociais públicas. Umas das formas utilizadas é a colaboração em diversos conselhos paritários em Passo Fundo e em outras cidades da região.

Neste sentido a Cáritas contribui no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, no COMSEA - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no COMPEDE – Conselho Municipal das pessoas com deficiência, no COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal da Igualdade Racial e no CMS – Conselho Municipal da Saúde, em Passo Fundo. Além destes participa de Conselhos Municipais dos direitos da criança e do adolescente e do meio ambiente em outros municípios da região.

A Cáritas incentiva de forma especial que integrantes de grupos acompanhados sejam conselheiros e assumam o papel fundamental na construção da cidadania e defesa dos interesses da coletividade, possibilitando acesso á justiça e igualdade.

De acordo com Luiz Costella, que representa a entidade no CMAS, e que assumiu no último mês a presidência do mesmo em Passo Fundo, “A Cáritas busca se integrar com outras organizações sociais a fim de possibilitar a conquista dos direitos das pessoas e da comunidade envolvida em cada um desses conselhos”.

A Cáritas entende que a construção de políticas públicas se dá na participação e na integração de ideias e projetos como outras entidades e o poder público, por isso a participação nos conselhos é muito importante. Os conselhos são espaços abertos para comunidade, não necessitando ser eleito para participar.

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo