Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
16.Dez - Caritas realiza Primeiro Encontro de Comunidades Quilombolas
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A Comunidade Mormaça, município de Sertão, foi palco do primeiro encontro de Quilombolas da Arquidiocese de Passo Fundo, promovido pela Cáritas Arquidiocesana com o apoio da Cáritas Paroquial, da Emater de Sertão e da Cáritas Regional.



Através da ação, foi possível tornar realidade o sonho idealizado e fortalecer a parceria com a Associação Cultural das Mulheres Negras, Grupo Alforria de Passo Fundo, Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, Projur Mulher Cidadã da Universidade de Passo Fundo, representantes da Marcha das Mulheres Negras e Igreja Evangélica Assembleia de Deus que colaboraram com as discussões no encontro.



Realizado no dia 12 de dezembro, o encontro se destacou pela alegria, ousadia, resgate da cultura, músicas, danças e pratos típicos. Cerca de 150 pessoas participaram do evento. O dia foi de troca de experiência, vivências históricas e de fortalecimento de parcerias.



Na oportunidade o quilombo da Mormaça acolheu como Santo padroeiro São Miguel Arcanjo. Na celebração a professora Dejanira Ribeiro, do Grupo Alforria, fez um resgate da luta das comunidades negras, a importância de acolher São Miguel como protetor pela sua história e espiritualidade.



Para Laídes da Rosa Oliveira, remanescente da comunidade quilombola da Mormaça, o primeiro encontro foi maravilhoso, “foi ótimo receber várias entidades, grupos diferentes, partilhar nossa história e receber a imagem de São Miguel Arcanjo”. Conforme Gessi dos Santos, animadora da Cáritas paroquial de Sertão, “a iniciativa surgiu com o objetivo de valorizar as raízes do povo negro e celebrar as conquistas das comunidades. Esse encontro marca o inicio de muitos que virão”.



O encontro ficou marcado pelos depoimentos de pessoas idosas das comunidades Arvinha e Mormaça. Para os quilombos esse resgate, contado oralmente, fortalece a luta pelos direitos e contribui para manter viva a história, e a espiritualidade.



A participação/formação de comunidades quilombolas na região não é apenas de resistência, mas também da criação de outro modelo de sociedade, elas nos ajudam a viver a cultura do bem viver e da casa comum.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.