16.Set - Cáritas reafirma desejo de reforçar ações de combate à fome e pobreza

A XIX Assembleia Ordinária da Cáritas Arquidiocesana iniciou com a alegria do reencontro e da partilha da vida. Realizada na sede da entidade durante a última sexta-feira, 13 de setembro, foi momento de celebração, formação, apresentação e aprovação de planos, relatórios, balanços, programas e atividades.

Este ano, a assembleia foi espaço para debater de forma especial o texto “A profecia dos pobres por um mundo sem fome e sem pobreza”, em consonância com um processo provocado pela Cáritas Internacional e pela Cáritas Brasileira, através da campanha “Por uma família humana sem fome e sem pobreza”.

A assessora da Cáritas Regional do Rio Grande do Sul, Loiva de Oliveira, que contribuiu para o estudo do dia, explica que a iniciativa não é e não deve ser efêmera. “É uma campanha permanente, que precisar se incorporar em todas as nossas ações, até que a pobreza e a miséria sejam extintas”, complementa.

Os participantes da assembleia foram provocados a analisarem as diversas situações de precariedade.

Os participantes da assembleia foram provocados a analisarem as diversas situações de precariedade e a compreenderem que a pobreza não pode se tornar paisagem. “Essas coisas não acontecem porque Deus quer assim, ou porque devem ser assim mesmo. Isso não é natural. Se existe pobreza extrema é porque existe também riqueza extrema”. Loiva concluiu lembrando que estudiosos da ONU afirmam que a pobreza só acabará quando for reconhecida como uma violação dos direitos humanos e, assim, for abolida.

Já na parte da tarde, os participantes foram provocados para discutirem em grupos as ações e propostas a serem incorporadas às prioridades que fortaleçam a ação da rede Cáritas no enfrentamento as causas estruturais da fome e da pobreza.

Cerca de 50 pessoas participaram do momento, entre sócios, representantes das equipes paroquiais e secretariado executivo.Na continuidade, foi apresentado e aprovado o relatório de atividades do ano de 2012, o balanço anual, relatório do conselho fiscal e encaminhados outros assuntos de interesse da assembleia.

O arcebispo de Passo Fundo e presidente de honra da Cáritas, Dom Antonio Carlos Altieri, celebrou a missa de encerramento e envio da assembleia. Na ocasião, D. Altieri motivou a importância de “perceber todas as coisas boas que estão acontecendo e buscar na fé a força para continuar o caminho. Não podemos desanimar de semear e é preciso imaginar que o fruto não vai ser talvez colhido por nós, mas pelos que virão”. O arcebispo concluiu afirmando: “Contra a fome e a pobreza não existem outros elementos a não ser a solidariedade e a partilha”

A XIX Assembleia contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre sócios, representantes de equipes paroquiais, entidades parceiras, membros do secretariado e secretariado executivo.

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo