26.Nov - Cáritas efetiva acompanhamento à comunidade quilombola

O acompanhamento aos povos tradicionais – especialmente indígenas e quilombolas – é uma das atividades prevista no planejamento da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. Neste sentido, a entidade frequentemente visita estas comunidades a fim de estreitar relações, reforçar a valorização destas culturas e auxiliar no que for possível.

Um destes encontros aconteceu na última sexta-feira, 22, na comunidade de remanescentes de Quilombolas Mormaça, em Sertão. Reunindo representantes da Cáritas Arquidiocesana, da Equipe Paroquial de Sertão e moradoras da própria comunidade, o momento foi especialmente para trabalhar a produção de artesanatos.

Momento foi de partilha entre as participantes sobre novas possibilidades na producao de artesanato. POR VICTORIA HOLZBACH

A partilha do grupo iniciou com a troca de experiências sobre técnicas de artesanato, primando pela reutilização de materiais (pet, caixa de leite, retalhos e imãs) aliando a possibilidade de geração de renda através da comercialização destes produtos, especialmente com a proximidade do Natal.

Na ocasião, Franciel Bachi, que atua mais diretamente com a Economia Popular Solidária na Cáritas Arquidiocesana, apresentou ao grupo as propostas da entidade para o próximo ano nesta área, convidando as participantes a se integrarem nas exposições, feiras e no espaço solidário – que deve reunir grupos de EPS na Galeria da Solidariedade para um local permanente de mostra e comercialização a partir de março do próximo ano.

As moradoras da comunidade, que receberam apoio do Fundo de Solidariedade para a constituição de uma mini padaria, relataram os desafios do grupo para a consolidação desta proposta, bem como na busca de espaços para a comercialização de seus produtos. As mulheres avaliaram também o acompanhamento da Cáritas ao grupo, valorizando as experiências que nasceram da parceria. “Nós conhecemos coisas que não conhecíamos através das visitas. É muito bom conversar assim, trocar ideias e acolher a Cáritas em nossa comunidade”, afirmou Noemia Rosa Oliveira.

Odete Silveira, da Caritas Arquidiocesana, apresentou tecnicas de artesanato com materiais reutilizados. POR VICTORIA HOLZBACH

Para Cintia Gris, bolsita de nutrição na Cáritas, o encontro foi oportunidade de apresentação de duas receitas saudáveis: torta de repolho e biscoito de aveia. A acadêmica reafirmou o quanto o corpo humano precisa de todos os nutrientes para seu bom funcionamento.

O encontro concluiu reafirmando a necessidade e importância da continuidade das ações de acompanhamento da Cáritas ao grupo através do encaminhamento de um próximo encontro no início de 2014.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo www.caritaspf.com.br