21.Mar - Bispo do Rio Grande envia carta-renúncia ao Papa Francisco
Bispo do Rio Grande envia carta-renúncia ao Papa Francisco

Dom José Mário Stroeher, bispo da Diocese do Rio Grande, envia nesta sexta-feira, 21, sua carta-renúncia à Nunciatura Apostólica, em Roma. O pedido se deve à idade do prelado, que completou 75 anos na última quarta-feira, dia 19 de março e Dia de São José − santo ao qual foi consagrado por sua mãe quando nasceu.

De acordo com o bispo, a expectativa é de que, em aproximadamente um ano, o Papa Francisco possa nomear um novo titular para a diocese. Somente depois da nomeação e Cerimônia de Posse do novo bispo, dom José Mário Stroeher se tornará bispo emérito do Rio Grande.

Feliz pelo aniversário e comemoração junto à comunidade riograndina e seus seis irmãos, dom José Mário garante que vai continuar sendo um sacerdote ativo e celebrante na cidade que o acolheu há 28 anos. “Eu quero me colocar à disposição para ajudar, em tudo o que for necessário, ao futuro bispo”, disse ele ao retornar de Vista Alegre do Prata, município gaúcho onde esteve desde terça-feira para acompanhar a Missa de Ordenação Episcopal de dom Irineu Roman, novo bispo auxiliar de Belém(PA).

Para aguardar o momento da consulta papal quanto à indicação de seu possível sucessor, o bispo do Rio Grande afirma que já tem definidos os nomes dos três indicados para a missão de liderar essa Igreja particular. A sugestão de três sacerdotes para a sucessão episcopal é uma praxe entre os prelados que renunciam em função da idade. Mas, quem detém a palavra final é o Sumo Pontífice.

Dom José Mário Stroeher completou 50 anos de vida sacerdotal no último dia 21 de dezembro. Seu lema como presbítero é “padre para servir”. Em junho ele chega aos 31 anos de episcopado, já que foi ordenado bispo auxiliar de Porto Alegre em 24 de junho de 1983. Em seu ministério episcopal o lema é “Vosso é o Reino de Deus”, inspirado nas bem-aventuranças segundo São Lucas. Dom José Mário foi nomeado para ser o segundo bispo da história da Diocese do Rio Grande em agosto de 1986. As duas nomeações partiram do Papa João Paulo II.

Fonte: Eliana Patrícia Stumpf

Assessora de Comunicação Regional Sul 3 da CNBB