23.Nov - Assembleia da Ação Evangelizadora avalia e planeja a evangelização
Assembleia da Ação Evangelizadora avalia e planeja a evangelização

Preocupada com a evangelização e atenta aos diversos contextos e mudanças sociais, a arquidiocese de Passo Fundo realizou neste sábado, 22 de novembro, a Assembleia Arquidiocesana da Ação Evangelizadora. O encontro, realizado em Passo Fundo, contou com a participação de cerca de 140 pessoas, representantes das 53 paróquias e das pastorais, movimentos e organismos arquidiocesanos.

Um dos principais objetivos da assembleia foi avaliar e planejar a caminhada da arquidiocese, no processo previsto pelo 16º Plano de Pastoral para o triênio 2013-2015.

O encontro iniciou com a celebração eucarística, presidida pelo arcebispo, dom Antonio Carlos Altieri. Na ocasião, dom Altieri acolheu os presentes e reforçou de forma especial a importância dos diáconos permanentes e transitórios para a animação das comunidades. O arcebispo lembrou também do Sínodo da Família e afirmou que o Plano de Pastoral precisa ser visto pelos fatos e pelo bem que faz através de coisas concretas.

Na avaliação que buscou confrontar os resultados desejados com os resultados alcançados no Ano da Juventude, vivido em toda a arquidiocese em 2014, as áreas pastorais apresentaram os principais destaques no trabalho da evangelização juvenil nas paróquias. Entre os frutos destas ações, foram ressaltados o despertar da juventude para a Igreja, a integração, fé, esperança, unidade, atuação e o ato de semear.

Segundo o jovem Davi Rodrigues da Silva, que auxiliou no planejamento das propostas para este ano, o olhar prioritário para a juventude tinha como objetivo “sensibilizar para a realidade juvenil, a fim de nela e por ela perceber a ação de Deus no mundo, o Divino que habita no jovem”. Davi observou ainda outras atividades desenvolvidas pela arquidiocese durante este ano, como a produção do Caderno de Formação nº 22, Juventude Anúncio da Boa Nova e os diversos encontros ocorridos nas paróquias e áreas pastorais. Lembrando o Papa Francisco, afirmou: “O jovem é a janela por onde a novidade entra no mundo”.

Ainda no desafio de avaliar 2014, padre Joselio Azevedo realçou os diversos locais visitados pelos jovens por ocasião da peregrinação da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora. Entre eles hospitais, presídios, escolas, APAE’s e CASE’s. Para ele, ainda ficam os desafios da constituição da pastoral da educação na arquidiocese e da continuidade do trabalho de evangelização da juventude nas paróquias e comunidades.

A parte da tarde na assembleia foi dedicada especialmente ao planejamento de 2015, o Ano do Cuidado com a Vida na arquidiocese. Entre diversas expectativas, desafios e esperanças, algumas ações já estão programadas, como a 38ª Romaria da Terra, que acontece em David Canabarro no dia 17 de fevereiro.

Além disso, outros aspectos do cuidado com a vida devem ser contemplados no próximo ano, especialmente no que diz respeito ao trabalho das pastorais sociais, Cáritas, Fundação Beneficente Lucas Araújo, Leão XIII e Fundo de Solidariedade. Estas ações estarão também em sintonia com a doutrina Social da Igreja e com a Campanha da Fraternidade, que terá como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade e lema Eu vim para servir.

Clique aqui para ver o álbum de fotos da assembleia.

Victória Holzbach