07.Out - As Missões Capuchinhas estão chegando em Nova Boa Vista

As missões capuchinhas vêm aí! É um tempo raro, forte, especial de evangelização. É um tempo de confirmação ou de mudanças de atitudes da fé cristã, tanto a nível pessoal, familiar, comunitário e social. É um tempo de encontro: consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus.

As missões são um retiro espiritual. Os padres, as religiosas e os religiosos, todos os anos realizam um retiro. Um retirar-se da vida normal de trabalho para aprofundar a sua fé cristã, esclarecer as suas opções e escolhas e rever a sua atuação e sua presença no meio do povo de Deus. As missões são esse retiro espiritual estendido para todo povo.

Quem pode participar das missões? Todas as pessoas: batizadas ou não, casadas ou não, separados, divorciados, crianças, jovens, adultos, participantes, praticantes, afastados, pessoas de outras igrejas... As missões são para todos.

As missões acontecerão em três momentos: a pré-missão (prepara o terreno), a missão (semeadura) e a pós-missão (cultivo). Todos os momentos são interligados um ao outro e muito importantes.

Quem faz acontecer as missões? Toda a comunidade cristã: todos (as) os (as) batizados (as). Todos (as) devem dar o máximo de si mesmo. Se todos (as) derem 100% de seu esforço, empenho, participação e trabalho, receberá o 100% da graça de Deus.

O primeiro momento: a pré-missão. Está acontecendo nas comunidades. É o momento de preparar o terreno: “Preparai os caminhos do Senhor...” (Lc 3,4-6). Nenhum agricultor semeia a semente sem preparar o terreno. Esta preparação está acontecendo nas comunidades através de: quatro encontros para os grupos de reflexão nas famílias. Através de quatro celebrações nas Igrejas. E nos dias que antecedem as missões haverá um Tríduo de Celebrações da Palavra nas Igrejas.

Todas as famílias serão visitadas durante a Pré-Missão e cada uma receberá o convite de Jesus Cristo: “Eis que Eu estou á porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3,20). O convite é de Jesus Cristo. A resposta é da responsabilidade da pessoa. Jesus não invadirá a casa de ninguém e não forçará ninguém a participar das missões.

Missão é partir, é sair, é desinstalar-se, é desacomodar-se, é sair da rotina, da repetição de todo o dia e de todos os dias. Por isso as missões querem ser uma experiência diferente. Uma experiência de encontro com Cristo. Ele tem o poder de dar novo sentido e rumo para a nossa vida.

Procure as lideranças de sua comunidade. Informe-se. Participe dos serviços de preparação das missões. São quatro equipes: Coordenação dos Grupos de Reflexão nas Famílias. Liturgia. Divulgação, Propaganda e Visitação. Organização das Missões.

São Paulo, modelo de cristão, discípulo missionário nos diz: “Anunciar o Evangelho não é título de glória, é antes, uma necessidade que se impõe. Ai de mim se eu não evangelizar...” (ICor 9,16).

Desta forma, motivamos as comunidades para observarem as orientações que foram encaminhadas na Pré – Missão, através do frei Claudecir Fantini.  Se houver dúvidas, poderão ser esclarecidas nas missas que o Pe. Élio Eilert, irá celebrar no mês de outubro em cada comunidade.

Missões Capuchinhas a serviço da Vida, da Paz e do Bem!

Freis Missionários Capuchinhos

Província do Rio Grande do Sul