Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
07.Abr - Arquidiocese vivencia com Bruno Silva a emoção da ordenação diaconal
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese vivencia com Bruno Silva a emoção da ordenação diaconal

“Acredito que vocação seja assim, o encontro de duas vontades: a de Deus que chama e a do homem que responde”, afirmou o neodiácono



As lágrimas que insistiam em rolar pelo rosto do jovem Bruno César de Almeida Silva, na noite do último sábado, anunciavam a alegria de ser ordenado diácono. Presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri,  a celebração reuniu centenas de pessoas na Catedral Metropolitana para testemunharem com o seminarista a concretização do primeiro passo rumo ao sacerdócio.



Bruno nasceu aos 25 dias do mês de janeiro de 1983, em Juiz de Fora, MG. O jovem estudou Filosofia e Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, especializou-se em Counseling (relação de ajuda e aconselhamento) e em Ensino Religioso. Ingressou na Arquidiocese de Passo Fundo em janeiro de 2013, servindo junto ao Arcebispo Metropolitano, como seu secretário e auxiliar nas funções litúrgicas.



O neodiácono escolheu como lema de ordenação um trecho do Salmo 115: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que Ele fez em meu favor?”. Durante o rito de ordenação, Bruno foi apresentado ao arcebispo pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Fábio de Morais e ouviu, junto aos seus familiares e amigos, o relato de sua história.



Já eleito para a ordem do diaconado, o jovem vivenciou um dos momentos mais marcantes da ordenação: prostrado ao chão, acompanhou a ladainha de todos os Santos,  rogando a Deus que derrame sua bênção sobre o novo servo. Durante a celebração, Bruno recebeu a estola diaconal e a dalmática, sinais visíveis da sua disposição em se colocar a serviço, renunciando a si mesmo em prol dos irmãos.



Em seguida, o jovem foi acolhido com carinho por dom Altieri, dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito, dom Urbano Allgayer, bispo emérito, padres, comunidade e familiares, além de representantes da comunidade paroquial da Catedral;  Evandro Oliveira, coordenador do grupo da Renovação Carismática Católica; e Pe. Neuro Zamban, diretor da Fundação Planalto.



Emocionado com a acolhida e com o momento vivido, Bruno Silva afirmou “Acredito que vocação seja assim, o encontro de duas vontades: a de Deus que chama e a do homem que responde”. O neodiácono agradeceu primeiramente a Deus: “O chamado em minha vida não se trata de méritos humanos, mas de puro ato de bondade e misericórdia de Deus”. Em seguida, lembrou a força recebida da família e especialmente da mãe, “mulher de fé, simples no falar e forte no agir”. E, finalmente, agradeceu todos os padres e bispos que passaram por sua vida, expressando seu respeito e compromisso de trabalharem sempre para que o presbitério da Igreja fique unido. O jovem ressaltou ainda a acolhida de Dom Altieri na Arquidiocese de Passo Fundo, definindo-o como seu “pai na fé” e destacou: “Não se trata da ordenação do Bruno, mas da ordenação de um servo para toda a Igreja”.



Já nos momentos finais da celebração foi realizada a Consagração a Nossa Senhora Aparecida. Dezenas de jovens carregaram a imagem da Santa enquanto cantavam a música que entoava: Sou caipira Pirapora Nossa Senhora de Aparecida, ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida.



O novo diácono assumiu, já em março deste ano, a missão de auxiliar o Pe. Irineo Simon frente à Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Luiza, em Passo Fundo.




 



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.