22.Abr - Arquidiocese recebe imagem peregrina do Santuário Nacional de Aparecida

A Arquidiocese se reuniu com outras quatro do Brasil em Aparecida para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Em sintonia com a Igreja de todo o Brasil, a Arquidiocese de Passo Fundo viveu no último domingo, 19, um importante momento na caminhada de evangelização da juventude. Uma caravana de 42 pessoas acompanhou a abertura do projeto 300 anos de bênçãos, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

O presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, explica que “o projeto se liga com os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Uma peregrinação nacional está em curso: os jovens conduzirão a imagem peregrina de  Nossa Senhora Aparecida em todas as Dioceses do Brasil”.

Durante a visita ao Santuário, os peregrinos receberam junto com dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano, a imagem que peregrinará nas 53 paróquias e mais de 800 comunidades da arquidiocese.

A peregrinação da imagem se estenderá de 2015 a 2017, marcando um tríduo preparatório para a grande festa dos 300 anos de Aparecida, em julho de 2017. Segundo a irmã Salete Ines Rambo, assessora do setor juventude da arquidiocese, a passagem da imagem iniciará pelas congregações da arquidiocese, envolvendo religiosos e religiosas neste ano da Vida Consagrada, proclamado pelo papa Francisco. Ir. Salete ressalta que as paróquias receberão a imagem a partir de outubro, através de um cronograma previamente organizado. “Desejamos que Maria propicie uma maior comunhão e interação em nossa arquidiocese, dando-nos força e disposição também  para concretizar as propostas do ano do cuidado com a vida”, afirmou.

Dom Altieri expressa de forma especial o desejo de que Nossa Senhora Aparecida chegue aos quatro cantos da arquidiocese. “Quero que ela entre pelas mãos dos jovens e chegue sobretudo aos mais afastados, nas mais diversas realidades”, destacou o arcebispo.

Além de Passo Fundo, outras quatro dioceses do Brasil receberam a imagem no último domingo: Presidente Prudente, Santo Ângelo, Rio Grande e Cachoeiro do Itapemirim. Até o final do de 2015, mais de cinquenta arqui(dioceses) estão inscritas para receber a Santa.

Victória Holzbach