13.Set - Arquidiocese realiza segunda reunião ampliada da 38ª Romaria da Terra
Arquidiocese realiza segunda reunião ampliada da 38ª Romaria da Terra

Se para o povo de Deus que caminhava no deserto os 40 anos foram tempo de preparação e ansiedade para a terra tão esperada, também a arquidiocese de Passo Fundo vive com alegria a preparação da 38ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. Na Palavra, a promessa de Deus: “Eu darei esta terra à sua descendência”. A frase do livro de Gênesis é o lema da romaria e foi estudada de forma especial na segunda reunião ampliada, realizada neste sábado, 13 de setembro, em David Canabarro.

Durante a reflexão, padre Nelson Tonello refez o caminho trilhado pelo povo de Israel, passando por Abraão, Sara, Isaac, Jacó e Moisés. Afirmando que “sem a terra não era possível sonhar com alegria”, ele lembrou Canaã, a terra prometida por Deus, onde todos tinham o direito e o dever de cuidar e partilhar, na mística de uma espiritualidade comunitária comprometida com o bem estar social.

Outro assunto de estudo no encontro foi um dos pontos do tema: “Sucessão rural familiar, políticas públicas e sustentabilidade social”. As questões das políticas públicas foram trabalhadas por Waldir Bohn Gass, articulador das pastorais sociais no Estado. Inspirado na história de Sepé Tiaraju, Waldir lembrou os povos da terra mencionados no documento 101 da CNBB, A Igreja e a questão agrária brasileira no início do Século XXI. O assessor apontou ainda a necessidade e a importância de uma reforma política no Brasil, avaliando o estado que temos e o estado que queremos.

Na sequencia, o encontro foi encaminhado a partir das equipes de trabalho. Os cerca de 70 participantes se dividiram pelas necessidades de organização da romaria: infraestrutura, ornamentação, saúde, recepção, animação, liturgia e canto, alimentação, mostra de ações sociais solidárias e comunicação.

A Romaria da Terra acontece pela quarta vez na Arquidiocese, nesta ocasião em David Canabarro, dia 17 de fevereiro de 2015. Em 1982, o momento ocorreu na Encruzilhada Natalino; em 1986, na Fazenda Annoni; e no ano de 2000, em Casca.

Clique aqui para ver o álbum de imagens.

Victória Holzbach