Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
11.Jun - Arquidiocese participa do Curso de Agentes Sociais da CNBB Sul 3
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Cinco leigos da arquidiocese de Passo Fundo participaram da segunda etapa do curso de agentes sociais, na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, das irmãs Salesianas, em Porto Alegre. O encontro, realizado de 22 a 24 de maio, tinha como tema norteador a “Identidade e a missão do agente social”.



Os temas aprofundados no sábado pelo professor Alexandre Virgínio, sociólogo da UFRGS, giraram em torno dos desafios da energia da sociedade democrática. Vários textos apresentaram uma reflexão sobre uma nova ordem global, onde o diálogo seja globalizado. A crise na educação também foi discutida, assim como a crise do ser cidadão. Outros temas como confiança e medo na cidade, consumismo, publicidade e incompreensão recíproca integraram os estudos.



No domingo os trabalhos continuaram dirigidos pela professora Fabiane Asquidamini. Os participantes refletiram e discutiram a questão da drogadição e o debate entre a legalização ou não das drogas. O polêmico tema do aborto e o papel das pastorais na promoção da vida humana. A redução da maioridade penal, Aids, Homoafetividade, corrupção, violência sexual contra a mulher e a criança, meio ambiente e consumo. Como se percebe são todos temas ligados a missão das pastorais sociais e por isso a razão de qualificar os agentes para enfrentar essas situações, sempre de acordo com o testemunho da Palavra de Deus.





Para Junior Centenaro, articulador das pastorais sociais na arquidiocese, o momento foi de uma pedagogia participativa, pois os assessores priorizaram a produção nos grupos, onde foram colocados em questão vários temas que estão intimamente ligados com o trabalho que cada agente desempenha em sua diocese.



Juliana Bonamigo, agente de pastoral na paróquia Cristo Rei de Marau afirmou: “participar do encontro de formação para gentes sociais me fez repensar muitas ações na minha caminhada dentro da igreja. A partir deste encontro precisamos fortalecer a chama pastoral em nossa Paróquia e sair em missão acolhendo todas as pessoas que sofrem qualquer tipo de exclusão. Estamos sendo chamados a viver de fato o Evangelho da justiça e da igualdade”.



A próxima etapa acontecerá no mesmo local no mês de julho e terá como foco provocar os agentes para a construção de projetos sociais de promoção da vida humana.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Junior Centenaro



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.