Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
07.Nov - Arquidiocese participa do 1º Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A Universidade Salesiana (UNISAL) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo promoveram o primeiro Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja (DSI), nos dias 29 a 31 de outubro, no Centro Salesiano, em São Paulo, com o tema: “A Doutrina Social da Igreja no Magistério Recente: Continuidade e Desafios”.



O evento contou com a participação do jovem Junior Centenaro, articulador das pastorais sociais na arquidiocese. A atividade estimulou e difundiu a discussão dos temas fundamentais da Doutrina Social da Igreja: economia globalizada, política em geral e os valores da família na sociedade moderna.



A cerimônia de abertura contou com a presença dos reitores das duas instituições promotoras do evento, Pe. Ronaldo Zacharias (UNISAL), e a Profª Ana Maria Marques Cintra (PUC-SP), e o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, que destacou a importância do evento e incentivou o estudo, a divulgação e a colocação em prática da DSI, “patrimônio imenso do qual a Igreja é detentora e precisa ser partilhado”.



Entre outros, o congresso teve os seguintes conferencistas: Dom Mario Toso, secretário do Pontifício Conselho Justiça e Paz, da Santa Sé; Pe. Sergio Bernal, decano da Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá; Carlos Ferré, do Instituto Tomas Moro, de Buenos Aires; Padre Ángel Galindo, reitor da Pontifícia Universidade de Salamanca.



Além das Conferências, o Congresso contou também com uma série de Comunicações e mesas redondas com representantes da Redelapsi, que é uma associação da América Latina e do Caribe de estudos e difusão do Ensino Social da Igreja.  Foram apontadas potencialidades e limites da Doutrina Social diante de novas realidade de exclusão. O congresso também enfatizou que o conceito de Doutrina Social é demasiado estrito, vendo que está caracterizado apenas pelos documentos papais e conciliares. O que é necessário fortalecer é o conceito de Pensamento Social, que é mais amplo, mas não exclui de maneira nenhuma os documentos da DSI, mas leva em consideração a contribuição de teólogos e outros textos que surgiram e surgem da realidade de cada sociedade sobre a ação social.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Junior Centenaro



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.