Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
25.Ago - Arquidiocese participa de Seminário Regional de Liturgia
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Nos dias 22 a 24 de agosto aconteceu em Porto Alegre o Seminário Regional de Liturgia, com o tema: “Novo jeito de celebrar na Eclesiologia do Vaticano II”. O encontro foi assessorado pelo Frei Faustino Paludo, assessor nacional de liturgia.



Segundo Pe. Mateus Danieli, coordenador do setor de liturgia no Regional Sul 3 e na Arquidiocese de Passo Fundo, o seminário sempre tem como objetivo ser um momento de unidade do Regional no que diz respeito a formação, apontando sempre alguns “respingos” daquilo que é refletido na Semana Nacional de Liturgia.



A temática deste ano contemplou também a celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, aprofundando a relação entre os documentos: Dei Verbum, Lumen Gentium, Gaudium Et Spes e Sacrosanctum Concilium. “A renovação do Concílio Vaticano II não foi apenas visual ou estética na liturgia, ela manifestou uma forma de ser Igreja que é Povo de Deus, descentralizada, ministerial. Ela é sinal da Salvação e não a salvadora. Por isso, a Liturgia é espaço de manifestar este modo de ser Igreja. Que cada vez mais as pessoas possam viver uma liturgia ativa, consciente e frutuosa”, explica Pe. Mateus.



Ainda fez parte da metodologia do seminário a participação observante. Depois de realizar uma preparação conduzida pela Ir. Neuza Briancini, os participantes foram encaminhados para diversas comunidades de Porto Alegre a fim de, além de celebrarem com a comunidade, perceberem como está acontecendo a liturgia na realidade.



Da Arquidiocese de Passo Fundo participaram Maria Luz, Dione Cassol, Julia Tonet, Gelsi Cerbaro, padre Mateus Danieli, padre Eberson Fontana e o diácono Daniel Feltes.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Pe. Mateus Danieli



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.