Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
09.Jun - Arquidiocese participa da 11ª Assembleia da Ação Evangelizadora no RS
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese participa da 11ª Assembleia da Ação Evangelizadora no RS

O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu nos dias 06 e 07 de junho, em São Leopoldo, a 11ª Assembleia Regional da Ação Evangelizadora da Igreja no Rio Grande do Sul.



Para este encontro, o principal tema trabalhado foi o Documento 100 da CNBB, aprovado durante a 52ª Assembleia Geral: “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”. O material, trabalhado pelo Pe. Leomar Brustolin, membro da comissão de produção, lança a proposta de uma nova forma de ser Igreja, a partir da conversão pastoral da paróquia.



Durante a assessoria, Pe. Leomar explanou o documento de forma esclarecedora, ressaltando os novos contextos de comunidades e paróquias. Segundo ele, vivemos de forma muito intensa uma desterritorialidade, onde as pessoas já não se identificam somente com seus vizinhos físicos. Trabalhando de forma específica cada capítulo do documento, e ressaltando especialmente as proposições pastorais apresentadas, o sacerdote destacou: “Precisamos ter coragem de enxergar os limites das práticas atuais em vista de uma ousadia missionária capaz de atender aos novos contextos de evangelização”.



Além deste tema central, a assembleia foi também oportunidade de iniciar as comemorações dos 50 anos de fundação do Regional Sul 3 da CNBB. Para tal, foi realizada uma memória dos principais fatos destas cinco décadas. Coordenada pelo secretário-executivo do Regional Sul 3, padre Agostinho Sauthier, a comemoração integrou também uma Missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus, junto ao túmulo do jesuíta Pe. Reus, além de um jantar de confraternização.



Outros assuntos relevantes para a caminhada da Igreja no Rio Grande do Sul também foram debatidos, entre eles: evangelização da juventude, ação social, pastoral da saúde e o projeto “Igrejas Solidárias”, que contribui com a presença de missionários em Moçambique e na Amazônia.



Além de todos os bispos do RS, secretário-executivo, coordenadores diocesanos de Pastoral e equipes dos coordenadores regionais dos Serviços e Setores de evangelização, estavam presentes também os coordenadores dos movimentos eclesiais, padres, diáconos e leigos das quatro arquidioceses e 14 dioceses que compõem o Regional Sul 3.



Da Arquidiocese de Passo Fundo, participaram Dom Antonio Carlos Altieri, Dom Pedro Ercílio Simon, Pe. Renato Estevão Biasi, Pe. Mateus Danieli, Ir. Imelda Jacoby, Selina Dal Moro e Victória Holzbach.




Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.