Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
22.Mar - Arquidiocese lança Ano do Cuidado com a Vida em formação com agentes
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A cada ano a Igreja da arquidiocese escolhe um tema para priorizar suas ações. Em 2014, a juventude foi o foco das atenções e agora, em 2015, o ano é de cuidado com a vida



Reafirmando o compromisso cantado no hino, de cuidar da vida que há dentro da gente e em todo o lugar, mais de 250 agentes, lideranças e integrantes dos Conselhos Pastorais Paroquiais se reuniram neste sábado, 21, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. O encontro marcou a formação para o primeiro semestre do Ano do Cuidado com a Vida na Arquidiocese de Passo Fundo.



A atividade iniciou com a acolhida de dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano. Na ocasião, dom Altieri reforçou a importância do olhar cuidadoso com  a vida e apontou a infeliz desvalorização do ser humano em prol do dinheiro. “O homem está sendo tirado do centro por causa do capital e, por isso, estamos desrespeitando o projeto de Deus”, afirmou. O arcebispo ressaltou ainda o compromisso que cada um assumiu ao participar do encontro, o de ser multiplicador da formação e do estudo dos temas.



O caminho percorrido pela arquidiocese até 2015 foi lembrado pelo padre Arnildo Fritzen, coordenador de pastoral. Citando os textos bíblicos que falam sobre as maravilhas do que foi criado por Deus, o sacerdote complementou reforçando a necessidade do cuidado com a vida dos mais necessitados e mencionou o Papa Francisco: "Há o suficiente para alimentar a todos, mas nem todos conseguem se alimentar, enquanto o excedente e os resíduos, o consumo excessivo e uso indevido de alimentos são comuns". "Enquanto falamos de novos direitos, os famintos continuam nas esquinas pedindo para serem incluídos na sociedade e terem o pão de cada dia. Esta é a dignidade que eles pedem e não esmolas", salienta o Papa.



A proposta de trabalho para o ano contempla o estudo de um tema a cada mês e, até julho, debaterá as questões da terra, água, sementes e agroecologia. Os quatro pontos foram refletidos em um dos momentos mais marcantes do encontro, uma procissão que celebrou o Cuidado com a Vida.



A caminhada, realizada dentro do Santuário Nossa Senhora Aparecida, integrou quatro paradas que provocaram os participantes a pensarem, refletirem e rezarem cada um dos temas a partir da Palavra de Deus e da análise da realidade. Além disso, outra proposta foi a de identificar ações práticas que podem ser realizadas nos locais de cada um: bairros, comunidades, casas e etc.



Para dinamizar a vivência do Ano do Cuidado com a Vida nos 47 municípios, as paróquias tiveram no encontro a oportunidade de traçarem suas próprias estratégias de ação. Muitas sugestões surgiram, entre elas o resgate do cultivo de sementes crioulas, separação do lixo, limpeza de nascentes e rios, conscientização das comunidades, captação e uso da água da chuva e debate sobre o tema nas celebrações e encontros.



O encontro encerrou com a bênção do Santíssimo e envio dos Conselhos Pastorais Paroquiais, que receberam de dom Altieri mudas de árvores como sinal do compromisso com a vida e com as ações deste ano em suas comunidades e paróquias.



Acesse o facebook da arquidiocese e confira o álbum de fotos.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.