Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
06.Mar - Arquidiocese de Passo Fundo realiza lançamento da CF 2014
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese de Passo Fundo realiza lançamento da CF 2014

Em consonância com a Igreja de todo o Brasil, a Arquidiocese de Passo Fundo realizou nesta quarta-feira, 05 de março, o Lançamento da Campanha da Fraternidade de 2014. Integrando uma coletiva de imprensa e a celebração das cinzas na Catedral Metropolitana, o momento marcou também a abertura da quaresma.



A coletiva com os veículos de comunicação de Passo Fundo e região contou com a presença do arcebispo metropolitano de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, do coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Renato Biasi, do ecônomo arquidiocesano, Pe. Adelar Dalsoto, de Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da Cáritas Arquidiocesana e de Laura Bordignon, presidente da Sami.



Sempre com foco na promoção da dignidade humana, a edição deste ano é a 51ª Campanha da Fraternidade idealizada pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2014, a Campanha debate a realidade do tráfico humano no país, com o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.



O lançamento da CF, que coincide com a quarta-feira de cinzas e abertura da quaresma, apresenta o sentido da fé que expande os limites da oração. Assim explica o arcebispo de Passo Fundo, Dom Altieri: “Como nós sabemos, a fé sem obras é morta. Neste tempo de quaresma, de conversão, aprofundamento e volta aos valores do Evangelho, a Igreja quer demonstrar efetivamente em gestos concretos a sua crença. Onde está o homem, aí também está Deus”, afirma. O arcebispo lembra que desde 1964 a Igreja se preocupou em escolher temas gritantes que merecessem o aprofundamento não só de si mesma, mas que provocassem na sociedade uma reflexão. “A Campanha da Fraternidade não é apenas para os 40 dias da quaresma. Nestes dias ela se fundamenta e prepara o tema que deve ser depois continuado”, alerta D. Altieri.



Na ocasião ocorreu também a prestação de contas do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese (FDS), que é formado pelo valor arrecadado em todas as paróquias na Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. O fundo, que já soma 172 projetos apoiados, beneficiou diretamente em seus 13 anos de existência, mais de 26 mil pessoas, investindo R$ 322.000,00. Para dar transparências às ações e facilitar o acesso, foi lançado também o site institucional do Fundo de Solidariedade.



Um dos meios onde a Campanha da Fraternidade se concretiza é através do apoio a projetos comunitários. Além das diversas iniciativas apoiadas durante o ano, o FDS seleciona sempre uma ou mais ações diretamente ligada(s) ao tema da Campanha da Fraternidade como gesto concreto.



Em 2014, o CEPIA – Centro de estudos e proteção à infância e adolescência foi o escolhido, em consonância com a temática da Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Tráfico Humano”.



A presidente da Sami – Sociedade de Auxílio Maternidade e Infância, Laura Bordignon, elucida que o departamento tem como objetivo atender crianças e adolescentes com suspeita de violência sexual. Segundo ela, com o tempo o trabalho foi ampliado e agora o CEPIA acolhe crianças e adolescentes também para avaliação psicológica, atuando na ajuda para superação do trauma através de oficinas que reinserem a criança e o adolescente na escola, na família e na sociedade. “No último ano, foram atendidas 240 crianças e adolescentes com suspeitas de violação de direitos e somente em dois meses de 2014, já são quase 40 casos”, aponta Laura.



Missa de Cinzas



A Catedral Metropolitana de Passo Fundo ficou repleta de fieis para a missa de quarta-feira de Cinzas. O momento, que marca o início da quaresma foi também de realizar o lançamento público da Campanha da Fraternidade de 2014.



Presidida por Dom Altieri, a celebração contou com a participação de Dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito, Dom Urbano Allgayer, bispo emérito, Pe. Renato Biasi, coordenador de pastoral, além do administrador e do vigário paroquial da Catedral, Padres Adelar Dalsoto e Lucas Carvalho.



A tradicional bênção das Cinzas foi dada a cada um dos fieis presente na celebração, logo após a homilia. O momento, de reflexão e reconciliação pedia “Convertei-vos e crede no Evangelho”.




 



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.