Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
16.Mai - Arquidiocese de Passo Fundo realiza curso de formação para o clero
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese de Passo Fundo realiza curso de formação para o clero

Cerca de 60 padres e religiosos da Arquidiocese de Passo Fundo participaram nestas quinta e sexta-feira, 15 e 16, do encontro de formação para o clero. O momento, realizado duas vezes ao ano, quer ser oportunidade de estudo e aprofundamento de temas relevantes para o sacerdócio, auxiliando na vida ministerial de cada um.



O curso contou com a assessoria de Pe. Ronaldo Zacharias, salesiano, reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal e Doutor em Teologia Moral. Pe. Ronaldo refletiu o tema “Ética e Ministério Sacerdotal: Desafios e Perspectivas”, através de seis pontos específicos: o abuso sexual no exercício do ministério ordenado; poder e vulnerabilidade no exercício do ministério; vocação, ministério e profissão; a qualidade da presença por parte daquele que serve; o (des)equilíbrio na formação inicial e continuada; e vocação, projeto de vida e realização pessoal.



O assessor destacou a importância da iniciativa promovida pela Arquidiocese, ressaltando a coragem de abordar os temas debatidos no encontro. “Junto com os padres estamos tendo ocasião de refletir sobre o sentido profundo da afetividade e sexualidade no exercício do ministério, enfrentando também a delicada situação dos abusos sexuais que, graças a Deus, não são uma realidade na Arquidiocese de Passo Fundo. Refletimos também sobre a importância da competência profissional do sacerdote e da qualidade das relações que o presbítero deve estabelecer com a sua comunidade”, afirmou. Segundo Pe. Ronaldo é muito importante que o povo saiba que os padres se dedicam para sua própria formação e atualização, a fim de poder exercer com cada vez mais qualidade o ministério sacerdotal.



Também participaram do encontro o arcebispo, Dom Antonio Carlos Altieri, o arcebispo emérito, Dom Pedro Ercílio Simon e o bispo emérito, Dom Urbano Allgayer. Dom Altieri explica que o curso tem a intenção de identificar e sintetizar algum tema de maior urgência e necessidade para ser refletido. O arcebispo reforça que a atividade quer oportunizar uma formação contínua ao clero: “O sacerdote precisa continuar sempre na busca da evolução, à luz da palavra de Deus na Bíblia, mas com olhar atento nos fatos reais de uma Igreja que participa das alegrias, das tristezas e das angústias de seu povo. Temos que discernir e levar Jesus Cristo a cada realidade do momento. A Igreja é atual, o Espírito Santo é sempre o mesmo e o amor é criativo. Este encontro está justamente ajudando a aprofundar aquelas condições humanas que nos fazem capazes de desempenhar nossa vocação”, declarou Dom Altieri.



Confira  seguir o depoimento de alguns participantes do encontro:



“Diante da realidade que a Igreja está vivendo hoje, as dificuldades e carências, nós, que somos os protagonistas do Evangelho, vivemos de forma muito positiva este encontro. Trabalhamos uma temática que nos envolve e mexe com a estrutura da Igreja, fazendo com que tenhamos outra visão, de cuidado com aquilo que está acontecendo com nós e ao nosso redor.”



Frei Laerte Reis, vigário da paróquia Cristo Rei | Não Me Toque



O curso veio em muito boa hora. Em um mundo conturbado, com tantas mudanças no relacionalmento humano, provocadas pelas transformações da sociedade, nós precisamos ter cada vez mais preparo. No dia a dia temos que ter condições para ajudar as pessoas que nos procuram e precisam de apoio e orientação, especialmente na vivência do autêntico amor. Nós, enquanto padres, também precisamos amadurecer. Nos nossos tempos de formação não se tinha essa análise tão clara para aprofundar este tema. O assessor tratou o assunto com carinho e liberdade, facilitando a compreensão. Fico feliz em participar de um momento assim e aprender tanta coisa bonita.”



Pe. Arnildo Fritzen, pároco da Nossa Senhora de Fátima | Carazinho



“Nós nos reunimos para avaliar a nossa caminhada como sacerdote e como pessoa humana, como alguém que se relaciona com o povo e necessita também de amadurecimento humano e espiritual. Neste aspecto, nós sempre encontramos deficiências que precisam ser melhoradas, aperfeiçoadas ou superadas.”



Pe. Adalíbio Barth, pároco da São José | Ernestina e Tio Hugo



“Este encontro vem acrescentar muitas informações que talvez ainda não tivéssemos. Nós estamos sujeitos a muitas limitações nesta questão do ministério presbiteral. Penso que o Pe. Ronaldo nos colocou muito bem este assunto, com muita preparação e carinho. Esta questão nos leva a uma reflexão muito profunda sobre o nosso agir como sacerdotes junto ao povo de Deus”.



Pe. Dalci Debastiani, pároco da Santo Antônio | Gentil



“A importância do curso se deve justamente pelo aspecto da formação permanente do padre. Não se trata do início, somente quando você está no seminário, mas é uma formação contínua, para a vida toda. Gostei muito de duas ideias abordadas na sexta-feira pela manhã: a competência do ministério e o profissionalismo, no sentido da qualidade que você vai apresentar o conteúdo. Dentro disso, duas coisas são fundamentais naquilo que nós somos especialistas. Nós somos especialistas nas coisas de Deus e é, portanto, isso que temos que dominar. As pessoas, quando vem buscar a nós, buscam sobre essa perspectiva. Diante disto, na competência e na qualidade do serviço que vamos fazer, temos que ser técnicos, não adiantam palavras que não são claras”.



Pe. Lucas Carvalho, vigário da Catedral | Passo Fundo



“O encontro foi muito importante porque atualizou a nossa prática do dia a dia e também nos ajudou a identificar as situações onde precisamos melhorar, transformar, especialmente no atendimento de nossas comunidades. É imprescindível que possamos sempre mais parar e refletir sobre a nossa ação como presbítero”.



Pe. Élio Eilert, pároco de Barra Funda e Nova Boa Vista




 



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.