23.Nov - Arquidiocese de Passo Fundo realiza Assembleia da Ação Evangelizadora
Arquidiocese de Passo Fundo realiza Assembleia da Ação Evangelizadora

Vindas das nove áreas pastorais, movimentos, entidades, pastorais e instituições, cerca de 140 pessoas participaram neste sábado, 23 de novembro, da Assembleia da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Passo Fundo.

O encontro objetivou de forma especial avaliar e planejar a caminhada da Arquidiocese, em consonância com o 16º Plano Arquidiocesano de Pastoral, aprovado para o período 2013 - 2015 e contemplando para os três anos, respectivamente, o trabalho das missões, com as juventudes e com as pastorais sociais.

A assembleia iniciou acolhendo os participantes na oração que celebrou o texto de São Lucas, lembrando que "o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou, dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar onde ele deveria ir".

O arcebispo metropolitano de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, saudou os presentes realçando a generosidade de Maria como exemplo de postura para o Cristão, lembrando do sim que gera vida. D. Altieri ressaltou que a Igreja é o povo de Deus e brincou: “Nenhum padre vai sozinho, nem para o céu nem para o inferno (Dom Bosco)”. Para ele, é preciso olhar para o Papa Francisco e vê-lo como exemplo, que apesar do peso da tradição não tem medo da mudança. “Precisamos nos despojar das ideologias, do temperamento e dos gostos pessoais para ter como modelo Jesus Cristo”, afirmou.

Como meio de avaliar o ano de 2013, tempo de missão na Arquidiocese, as áreas pastorais apresentaram uma síntese das ações realizadas nas 54 paróquias, destacando as missões como tempo forte de evangelização, superação, integração, valorização pessoal, conhecimento da comunidade e reavivamento da fé. Foram enfatizados também os sinais de continuidade nas comunidades, a importância da Jornada Mundial da Juventude para a motivação dos missionários e os diversos frutos nascidos desta experiência. O encontro prosseguiu com celebração eucarística, almoço e avisos.

Na parte da tarde, os trabalhos da assembleia avançaram para o planejamento de 2014. A irmã Salete Ines Rambo, assessora do Setor Juventude, explanou as propostas para o ano da Juventude na Arquidiocese, previsto pelo plano de evangelização pastoral. Segundo ela, o ano deve se organizar a partir da Palavra de Deus e da Lectio Divina, inspirado de forma especial pelo texto dos Discípulos de Emaús e animado pela passagem dos símbolos, réplicas da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, em todas as paróquias da Arquidiocese. O momento foi novamente de partilha das sugestões vindas das áreas pastorais, na intenção de possibilitar uma construção coletiva das propostas de ação na evangelização da juventude.

Outro ponto discutido no encontro foi a Romaria da Terra, que será realizada na Arquidiocese de Passo Fundo no ano de 2015. Pe. Edi Fávero, pároco de David Canabarro, que acolherá a atividade, explicou que a Romaria deve ser um momento para refletir vários temas ligados a terra, não só para quem é agricultor. O pároco convidou a assembleia para participar inclusive da Romaria da Terra de 2014, que será realizada em Tapes, dia 04 de março. Neste contexto, o arcebispo metropolitano trouxe presente a necessidade de mediação nos conflitos entre indígenas e agricultores, referentes à demarcação de terra nos municípios pertencentes à Arquidiocese.

No envio, a alegria de rever o caminho percorrido e sonhar com aquele que ainda queremos andar, motivou os participantes a retornarem às suas comunidades e paróquias, animados pelo testemunho de Jesus Cristo, iluminados pela intercessão de Maria e pelo espírito de missão permanente, de forma especial, no que diz respeito ao trabalho com juventude.

Victória Holzbach