27.Abr - Arquidiocese de Passo Fundo acolherá 40ª Romaria da Terra

A Romaria será em Pontão, onde acontece também o 12º Acampamento da Juventude

O 14º Encontro Estadual de CEBs, em Farroupilha, marcou oficialmente a Arquidiocese de Passo Fundo como palco da 40ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, no dia 28 de fevereiro de 2017. Na ocasião, os representantes da arquidiocese receberam a Cruz e o Círio, símbolos da romaria.

A Romaria da Terra no Estado acontece sempre na terça-feira de Carnaval, por ocasião do aniversário da morte de Sepé Tiaraju. O encontro passa por todo o Rio Grande do Sul, pautando sempre questões ligadas a terra, valorizando de forma especial os pequenos produtores, a agroecologia, o cuidado com a água e com o meio ambiente e a agricultura familiar.

No próximo ano, a romaria volta à Fazenda Annoni, em Pontão, que acolheu os romeiros e romeiras da terra em 1986. Além destas, a Arquidiocese de Passo Fundo também sediou as romarias de 1982, na Encruzilhada Natalino, 2000, em Casca, e 2015, em David Canabarro. A 40ª edição da Romaria da Terra será organizada pela Comissão Pastoral da Terra, paróquia Santo Antão, e uma comissão da arquidiocese e dos movimentos sociais.

Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo metropolitano, ressalta que a escolha do local se deu especialmente pelo fato simbólico de a luta pela terra e a reforma agrária terem nascido neste chão. “O momento quer celebrar a caminhada feita, os frutos colhidos, as conquistas realizadas e as famílias que hoje conseguem viver dignamente a partir dos projetos de reforma agrária. A terra é um dom para todas as criaturas e ter um lugar digno para viver e trabalhar é um direito fundamental do ser humano”.

A primeira reunião ampliada em preparação a romaria acontece no dia 28 de maio, na paróquia de Pontão. O momento será para debater a construção do tema e do lema da romaria, através de estudos sobre a mística da Romaria da Terra, fundamentação bíblica e análise de conjuntura da reforma agrária no Estado.

Victória Holzbach