13.Abr - Arquidiocese de Passo Fundo acolhe padres Bruno, Carlos e Oswaldo

A Catedral Metropolitana de Passo Fundo ficou repleta de fieis no último sábado, 11, para a ordenação sacerdotal de Bruno César de Almeida Silva, Carlos Antonio Barbosa de Araújo Júnior e Oswaldo Baptista Ferreira Júnior.

Presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri, a celebração foi inédita na Catedral, que nunca havia acolhido uma ordenação tripla. O momento contou com a presença de centenas de pessoas e de cerca de 30 padres da arquidiocese e de diversos lugares do Brasil.

O neosacerdote Bruno Silva nasceu no dia 25 de janeiro de 1983, em Juiz de Fora, Minas Gerais e estudou Filosofia e Teologia na mesma cidade. Foi ordenado diácono no dia 05 de abril do ano passado e desde então atuava como auxiliar do padre Irineo Simon na Paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo. Escolheu como lema Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e seguirá sua missão de sacerdote na paróquia São José, em Passo Fundo.

Já padre Carlos é natural de Nazaré da Mata, Pernambuco, onde nasceu em 26 de março de 1986. O jovem concluiu os cursos de Filosofia e Teologia e possui Pós-Graduação em Direito Canônico Matrimonial. Como diácono trabalhava na Comunidade Nossa Senhora da Salette, na paróquia Santa Teresinha e agora passará a atuar na paróquia São Judas Tadeu. Carlos, que também é Chanceler da Cúria Metropolitana e Juiz Adjunto do Tribunal Eclesiástico, escolheu como lema sacerdotal a frase Enviou-me para curar os feridos de coração.

O terceiro ordenado, Oswaldo, é natural de Birigui, São Paulo e nasceu no dia 05 de maio de 1965. É bacharel em Administração de Empresas, Filosofia, Teologia e Pós-Graduado nas áreas de Psiquiatria e Dependência Química. Durante o diaconato exerceu o seu ministério na paróquia São José, em Passo Fundo e agora passará a trabalhar na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Ronda Alta. Como lema de ordenação escolheu o versículo de Mateus, Eu quero misericórdia e não o sacrifício.

Durante a celebração de ordenação, Bruno, Carlos e Oswaldo professaram seus compromissos enquanto sacerdotes e se prostraram como sinal de pequenez e entrega nas mãos de Deus. Em seguida, já ordenados, os três foram revestidos com a estola e a  casula sacerdotal e, com as mãos ungidas, apresentados a comunidade presente na celebração. Os padres presentes na celebração receberam com alegria os novos irmãos, abençoando-o pela imposição das mãos e acolhendo-o com um forte abraço.

Durante a homilia, dom Altieri saudou os presentes e ressaltou estar vivendo um dia de alegria, gratidão e esperança. “Uma ordenação presbiteral não é uma graça fácil, rápida ou passageira. Exige generosidade das famílias, precisa da oração confiante de toda a Igreja, significa trabalho dedicado do Seminário e implica docilidade perseverante daqueles que acolhem o chamado para seguir Jesus”, afirmou. O arcebispo explicou ainda que o sacerdócio não é uma invenção humana: “Jesus escolheu homens simples, puros de coração, misericordiosos, pacíficos, justos, sonhadores e construtores do bem para continuar a sua missão no mundo”. Dom Altieri concluiu pedindo a bênção de Deus aos três novos padres e a missão que a Igreja o confiou. “Que Maria, mãe do Bom Pastor e Senhora da Divina Misericórdia, nos ajude a sermos presbíteros segundo o Coração de Cristo”, rogou.

Representando os três novos padres, Bruno Silva agradeceu a todos os que contribuíram no caminho vocacional de cada um e de forma especial a arquidiocese de Passo Fundo, na pessoa de dom Antonio Carlos Altieri. “Retirados do meio da comunidade, formados para servi-la mais e melhor, e agora devolvidos para as comunidades. O encontro de duas vontades aconteceu: Deus nos chamou e ouvimos seu chamado”, expressou. O presbítero finalizou reforçando: “Em tudo somos agradecidos e elevamos daqui para frente o cálice da salvação. Por Ele seremos salvos e nada nos impedirá de semear as sementes do Reino, cuidado da vida que há dentro da gente e em todo o lugar”.

Victória Holzbach