24.Fev - Arquidiocese de Passo Fundo acolhe novo presbítero, Pe. Eberson Fontana
Arquidiocese de Passo Fundo acolhe novo presbítero, Pe. Eberson Fontana

“Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. A passagem do Evangelho de Marcos, lema da ordenação de Eberson Fontana, inspirou centenas de pessoas no último sábado, 22 de fevereiro, em Tapejara.

Celebrada pelo arcebispo metropolitano de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri e por 46 padres, freis e diáconos, a ordenação presbiteral do jovem marca de um momento muito importante para a Igreja Arquidiocesana: a acolhida de um novo padre.

Eberson, que tem 26 anos, nasceu em 29 de outubro de 1987, no interior de Vila Lângaro. Filho dos agricultores Rosalino e Marines Fontana, o jovem percorreu um caminho de 11 anos de formação até se tornar presbítero.

Durante a missa de ordenação, Eberson vivenciou junto à comunidade presente momentos de intensa emoção. O neo-presbítero foi ungido por Dom Altieri, professou seus compromissos enquanto padre e foi revestido pela túnica e estola sacerdotal pelos colegas de seminário da etapa da Teologia. Os padres presentes na celebração também receberam com alegria o novo irmão, abençoando-o pela imposição das mãos e acolhendo-o com um forte abraço.

Emocionado e alegre pelo presbítero, Dom Antonio Carlos Altieri realçou que “é tempo de dar Graças ao Senhor e pedir para que tenhamos força de anunciar o Evangelho nos mais diversos modos”. O arcebispo ressaltou ainda a importância da diocesaneidade, no sentido de que Eberson está a serviço da Arquidiocese, caminhando em comunhão com os padres e com o povo. “Somos todos filhos do mesmo Pai a serviço do Reino de Deus”, afirmou.

Já Pe. Eberson agradeceu de forma especial por todas as pessoas que estiveram ao seu lado e por todos os momentos que Deus esteve a lhe guiar. Como sinal de gratidão, o presbítero escreveu uma oração lembrando de sua família, formadores, colegas,  comunidades nas quais foi acolhido e do Papa Francisco, afirmando que “Ele nos mostra a felicidade que brota da opção concreta pelo Reino de Deus”. Ele finalizou ainda pedido forças para a missão assumida: “Te peço, Senhor, a capacidade de seguir estes exemplos em comunhão com nosso bispo, Dom Altieri, os demais bispos, padres e todo o povo de nossa Arquidiocese”.

Padre Eberson Fontana celebrará sua primeira missa no próximo domigo, 02 de março, na Comunidade São Roque, em Vila Lângaro. Depois disso, seguirá para a missão de vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho.

Victória Holzbach