Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
11.Jul - Arquidiocese de Passo Fundo acolhe diácono Cassiano Pertile
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A Comunidade Santo Antônio Posse Boa Vista, em Marau, testemunhou no último domingo, 10 de julho, a ordenação diaconal de Cassiano Pertile. Com a presença de familiares, amigos e sacerdotes da arquidiocese, o jovem foi ordenado por dom Rodolfo Weber, arcebispo metropolitano de Passo Fundo.



Cassiano, que conclui a Teologia este ano na Itepa Faculdades, nasceu em 24 de janeiro de 1990. O novo diácono escolheu como lema a frase do Evangelho de João: “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”.



Durante a celebração, o ordenado recebeu a túnica, a estola diaconal e a Bíblia. Ainda durante o rito de ordenação, colocou-se diante do arcebispo para reafirmar seu propósito e prostou-se como sinal de total entrega e disposição ao projeto assumido.



O diaconato é o primeiro grau da Ordem e, neste caso, mais um estágio para a ordenação presbiteral. Durante a celebração, dom Rodolfo lembrou que a missão diaconal tem três dimensões: “A primeira é a da palavra. A segunda, da liturgia, de ajudar a santificar o povo de Deus através do sacramento do batismo, do matrimônio ou das exéquias. Já a terceira é a da caridade, do serviço aos irmãos nas mais diferentes formas que possam aparecer em sua vida”, destacou o arcebispo. Refletindo a liturgia do dia, ele reforçou que “a necessidade do próximo que está caído no caminho é mais forte que qualquer impedimento que possamos colocar. O amor não é apenas uma coleção de palavras e belos poemas. O amor precisa se transformar em práticas de caridade”, finalizou.



O novo diácono foi acolhido pelo padre Geraldo Collet, em nome da pastoral presbiteral, e pela comunidade local. Cassiano agradeceu a Deus, a sua família, a paróquia São Cristóvão e a comunidade Santo Antônio Posse Boa Vista e expressou sua gratidão ao povo que celebrou com ele a ordenação. “Com a fé e força deste povo fui também fazendo a minha celebração. É uma sensação indescritível que vivi neste momento. Foi possível sentir a presença do Espírito Santo e sei que este mesmo espírito vai conduzir o meu ministério, me guiando adiante rumo ao sacerdócio e a uma maior proximidade com o povo de Deus”, ressaltou o novo diácono. - Confira a entrevista completa em áudio no fim da página.



A Arquidiocese de Passo Fundo celebra no próximo domingo, 17 de julho, a segunda ordenação diaconal deste mês. Na paróquia Santo Antônio, em Passo Fundo, o seminarista Wilton dos Santos Bento será ordenado diácono, às 10h.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br



 



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.