Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
06.Nov - Arquidiocese celebra 10 anos da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese celebra 10 anos da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil

Em celebração na Catedral Metropolitana de Passo Fundo, a Pastoral da Pessoa Idosa celebrou nesta quarta-feira, 05, os dez anos da pastoral no Brasil. Com o tema Somos enviados para servir, a pastoral comemora o trabalho em 185 dioceses do Brasil, abrangendo aproximadamente 145 mil pessoas em condições de extrema pobreza.



Na arquidiocese, Jane Fior, coordenadora, explica que a pastoral está organizada há mais de seis anos em dez paróquias. Atualmente atende mais de 600 pessoas através de 70 líderes. Segundo ela, a pastoral inicia o acompanhamento com pessoas a partir dos 60 anos, priorizando as situações de abandono, vulnerabilidade e solidão.



A celebração foi presidida por dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano, que durante a homilia provocou os jovens a se integrarem na Pastoral da Pessoa Idosa. O arcebispo lembrou também a ordenação dos diáconos Carlos e Oswaldo, ordenados na última semana e “consagrados para servir”. “Crianças e idosos são extremos da sociedade que não combinam com o sistema de consumo, e por isso são excluídos”, ressaltou. Dom Altieri concluiu afirmando que “nunca podemos nos dizer aposentados. Sempre é tempo de aprender e ensinar as belezas de Deus e os mistérios das relações com os outros”.



Na missa as lideranças da Pastoral da Pessoa Idosa realizaram a leitura da Carta do Presidente de dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas e coordenador nacional da pastoral, ao Papa Francisco. No documento, dom José destaca: “Em tempos atuais, se quisermos ser uma Igreja que ame os pobres, temos sim que ter em grande apreço a causa dos idosos. Vossa Santidade nos lembra enfaticamente deste compromisso de caridade pastoral”.



Veja o álbum de imagens da celebração clicando aqui.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.