Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
15.Fev - Área pastoral de Passo Fundo realiza Seminário da Campanha da Fraternidade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O auditório do Colégio Salvatoriano Bom Conselho foi palco do Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) da área pastoral de Passo Fundo. O encontro aconteceu na quinta-feira, 11 de fevereiro e contou com a presença de sacerdotes da área, lideranças e grupos paroquiais, religiosos e religiosas, além da comunidade da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.



Na abertura do evento os presentes entoaram o hino da campanha e, na sequência, ouviram o articulador das pastorais sociais, Junior Centenaro, que fez um resgate das edições ecumênicas da CF.



A partir do tema “Casa Comum: Nossa Responsabilidade” e do lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5.24)”, o foco da CFE, o saneamento básico, foi trabalhado.



Inicialmente, pela perspectiva do Ver, apresentou-se um panorama do saneamento básico em todo o planeta, enfatizando o problema nacional e regional. Para abordar o assunto em âmbito municipal, o Seminário contou com a presença do secretário municipal de meio ambiente, Rubens Astolfi. Segundo ele, Passo Fundo conta com um plano de saneamento básico. O desafio, no entanto, é que o mesmo seja executado integralmente, o que necessita não somente dos órgãos públicos, mas também da ajuda da população em geral.



Na dinâmica do Julgar, foram propostas reflexões sobre a conduta individual dos presentes diante do desafio de lutar em prol da casa comum. Por fim, o terceiro aspecto destacado referiu-se ao Agir, que tem como desafio realizar e mobilizar em torno de ações práticas que resultem no cuidado da casa comum e que proporcionem a toda população o acesso digno ao saneamento básico.



O encontro foi também oportunidade de apresentação do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese. O fundo, que é formado pela Coleta da Solidariedade – realizada no Domingo de Ramos – já beneficiou 194 projetos desde 2000. Dois deles foram apresentados durante o Seminário: o grupo de padarias solidárias e o empreendimento Biscoitos Garbin e o projeto de produção de sabão no Presídio de Passo Fundo, coordenado pela Pastoral Carcerária.



Leonardo Biazus

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.