Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
21.Out - Ano da Misericórdia é refletido pela Pastoral Carcerária gaúcha
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Cerca de cinquenta agentes da Pastoral Carcerária de diversas arquidioceses e dioceses gaúchas participaram, de 16 a 18 de outubro, do XXII Encontro Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Sul 3, na Casa de Encontro das Irmãs Salesianas, em Porto Alegre (RS).



Segundo a coordenadora regional da Pastoral Carcerária, Ir. Imelda Maria Jacoby, da Arquidiocese de Passo Fundo, o encontro teve por o objetivo revitalizar e fortalecer as pessoas que atuam na pastoral. “As pessoas, muitas vezes, encontram dificuldades por ser uma pastoral na qual existem muitos preconceitos e uma atividade difícil. O objetivo é de fortalecer, reanimar e reavivar para prosseguir em comunhão com toda a Igreja do Regional Sul 3. Outro objetivo foi de trazer presente o Ano da Paz, proposto pela CNBB”, explicou Ir. Imelda.



“O Ano da Paz é muito oportuno e nos convida a construir uma sociedade sem violência. No encontro nos damos conta do quanto estamos atuando para a paz, sobretudo, pelas escolas de Perdão e Reconciliação, para diminuir o alto índice de violência em nossa sociedade. Estamos empenhados e assumimos as linhas de ação de nosso Regional. Viabilizamos práticas em preparação do Jubileu da Misericórdia, para que também o preso atrás das grades possa receber o perdão e a misericórdia”, salientou Ir. Imelda.



No encontro tratou-se sobre a privatização, o encarceramento em massa, a tortura, a relação dos agentes da Pastoral com o Conselho Comunitário Penitenciário, as linhas de ação assumidas pelo Regional Sul 3 e propostas de ações concretas, o Ano da Misericórdia, a Execução de Penas e Medidas Alternativas, a questão da mulher encarcerada, o Ano da Vida Consagrada e da Paz. Também houve partilhas de experiências e a elaboração de Ação do Plano de Ação e cronograma para os próximos quatro anos.



Na ocasião, o Presidente do Conselho Penitenciário do Rio Grande do Sul, Dr. Antonio David Ebert, proferiu uma palestra em que na qual manifestou o desejo de comunhão com os agentes de pastoral e apresentou um projeto. “Tenho o intuito de implantar em todo o sistema prisional do Estado para diminuir a reincidência. O projeto consiste em oferecer ao preso atendimento religioso, acesso ao ensino e aprendizagem e profissionalização”, enfatizou Dr. Ebert.



Para o agente da Pastoral Carcerária do Presídio de Camaquã, Antônio Machado, “nós desenvolvemos um trabalho conjunto com o Conselho da Comunidade e a Pastoral Carcerária de assistência ao Presídio Regional de Camaquã, que acolhe presos de quatro comarcas. São treze municípios. Prestamos uma assistência aos mesmos. E este encontro promovido pelo Regional é um reavivamento para a fé e naquilo que acreditamos, ou seja, que as pessoas tenham espaço para serem resgatadas de seus erros”, reiterou Machado.



De acordo com o bispo da Diocese de Santo Ângelo e Referencial para a Pastoral Carcerária do Regional Sul 3, dom Liro Vendelino Meurer, “o fato da gente se encontrar é um valor muito grande. Quase todas as dioceses estão presentes. Isso fortalece nossa unidade e fraternidade. Rezamos juntos, trabalhamos e refletimos nossa caminhada. Projetamos para os próximos quatro anos o que nós vamos fazer neste campo. Olhamos para as linhas gerais de ação da CNBB e para as cinco linhas do Regional. Também demos grande importância para o Ano da Misericórdia”, avaliou dom Liro.



No Rio Grande do Sul existem mais de 100 presídios em que nos quais há, aproximadamente, 30 mil homens presos e quase duas mil mulheres. Como Igreja, faltam mais agentes para assumirem esta missão. Precisa-se de jovens comprometidos para somar junto a esta pastoral, uma vez que na maioria absoluta são jovens encarcerados.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.