Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
25.Abr - Animação Bíblico-catequética do Regional realiza encontro em Porto Alegre
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Animação Bíblico-catequética do Regional realiza encontro em Porto Alegre

Sob a inspiração da Epístola de São Paulo aos Romanos, os coordenadores arqui/diocesanos da Animação Bíblico-catequética no Rio Grande do Sul estiveram reunidos, nos dias 23 e 24 de abril, na Sede Provincial das Irmãs Salesianas, na capital gaúcha. “Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz, em vossa vida de fé” (Rm, 15,13) foi a motivação dos participantes do evento, organizado pela Ir. Vilma Tereza Rech, coordenadora da Pastoral da Animação Bíblico-catequética pelo Regional Sul 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).



A programação envolveu acolhida; Celebração Eucarística por Jesus − o Bom Pastor; palestra de Liana Plentz sobre o tema da Iniciação à Vida Cristã; trabalhos em grupo e avaliação supervisionados por Ir. Neli Basso; aprofundamento do Documento Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia, da CNBB; preparação da 2ª Jornada Estadual da Animação Bíblico-catequética; e ainda o Ensaio de Cantos Litúrgicos comandado pela Ir. Ângela Soldera.



O grande ato simbólico ficou por conta de Liana Plentz, da Arquidiocese de Porto Alegre. A palestrante quebrou um tijolo e ressaltou aos agentes catequistas o significado desse momento. “É preciso quebrar paradigmas, as velhas estruturas. O amor atrai e envia. Então, não podemos anunciar de maneira morna. E, sobretudo, é preciso que os catequistas tenham, de verdade, proximidade de seus catequizandos”, disse ela em referência ao que pede o Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho).



Iniciação à Vida Cristã: porta de entrada definitiva para católicos atuantes



Conscientes de que a procura pela Catequese, por vezes, é vivida apenas como um protocolo para poder receber o Sacramento da Eucaristia, a “Iniciação à Vida Cristã” foi apontada como uma experiência singular na vida dos catequizandos. Quando bem vivida, experienciada, a etapa há de se refletir, certamente, na trajetória dos novos católicos. “Isso ajuda para que eles façam a Catequese, a Primeira Comunhão e, depois, não abandonem os laços com a sua comunidade”, apontou Ir. Vilma, defensora da ideia de que a partilha é, simultaneamente, “um dom recebido e um dom enviado”.



Para recomeçar de novo em Cristo, é importante “estar familiarizado com Jesus e  permanecer em Jesus”, compartilharam as lideranças durante o ensaio de cantos realizado pela Ir. Ângelo Soldera. “O Ressuscitado vive entre nós” e “Banhados em Cristo somos uma nova criatura” foram os cânticos escolhidos oportunamente.



Entre os diferentes problemas relatados quanto à missão dos coordenadores da Animação Bíblico-catequética, em cada uma das quatro arquidioceses e 14 dioceses gaúchas, a palestrante Liana enfatizou o que considera preocupante. De acordo com ela, muitas vezes as lideranças vêm para a atualização formativa e saem renovadas de ideias. Isto é, prontas para evangelizar quem está chegando à Igreja Católica. No entanto, não raro, os agentes retornam às paróquias e encontram resistência para mudar certas normativas que mais afastam do que atraem as pessoas que procuram pela Catequese. “Abandonar o paradigma do ‘fez-se sempre assim’ é um dos nossos desafios, como fora preconizado lá no 8º Sulão de Catequese em outubro de 2013”, reforçou Liana Plentz convocando todos a serem ousados e criativos. A assessora do encontro acrescentou: “quando deixamos Jesus agir na nossa vida, ele não nos dá um ‘roteirinho’ pronto. O importante é ter liberdade para agir, na forma adequada de estar com o Senhor. Os animadores precisam saber que os frutos não são nossos”.



Da Arquidiocese de Passo Fundo participou a Ir. Nilva Brugnera, coordenadora arquidiocesana de catequese.



Clique para ver a Galeria de Fotos



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Eliana Patrícia Stumpf

Assessora de Comunicação Regional Sul 3 da CNBB



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.