30.Jul - Agentes de Cáritas debatem Reforma do Sistema Político em encontro de animadores

Foi realizado nesta terça-feira (29) o encontro mensal de animadores e coordenadores paroquiais de Cáritas, que contou com a assessoria do Projeto Filosofia nas Comunidades do IFIBE (Instituto Superior de Filosofia Berthier).

Os assessores trabalharam sobre o tema: “Reforma do Sistema Político: o Brasil que temos e o Brasil que queremos”. Os participantes foram levados a discutir e refletir sobre a importância e a participação no Plebiscito Popular em defesa da proposta de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político.

Alexson da Silva, membro do grupo Filosofia nas Comunidades, diz que:  “O Sistema que se estabeleceu com a Constituinte de 1988 tem grandes limitações nos dias atuais, as instâncias de participação são reduzidas, às vezes nulas, a falta de acesso gera o descrédito. As bancadas eleitas pelo sistema atual representam interesses específicos. A representatividade está ligada diretamente ao recurso financeiro investido na campanha eleitoral”, afirmou.

Um dos principais passos para conhecer o sistema político atual é refletir nas comunidades e nos grupos e assim buscar alternativas de enfretamento a partir da organização popular. Neste sentido acontecerá uma consulta popular de 01 a 07 de setembro. A sociedade será consultada se é a favor da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. “Somos desafiados a ir junto a comunidade e provocar a reflexão sobre o tema para construir o entendimento sobre a importância do assunto a cada Cidadão.”  Relata Igor Pereira, estudante de Filosofia do IFIBE.

Somos convidados a participar deste momento importante de reflexão e de exercício de democracia na busca de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo