Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
29.Nov - Advento: o simbolismo da Coroa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Advento: o simbolismo da Coroa

A Igreja de todo o mundo se prepara para vivenciar, a partir de domingo, 01, o Advento - tempo que se inicia quatro semanas antes do Natal e envolve a preparação de todos os fiéis para celebrar essa festa. Símbolo tradicional do período, a Coroa do Advento - que carrega quatro velas - conduz as comunidades nas celebrações. 

 

Há, na Coroa, um simbolismo especial que orienta as celebrações. Na chama da vela estão presentes as forças da natureza e da vida. Para nós, cristãos, simbolizam a fé, o amor e o trabalho realizado em prol do Reino de Deus. Velas são vidas que se imolam na liturgia do amor a Deus e ao próximo. Tudo isso foi levado para a liturgia do Advento. A tradicional coroa, formada por ramos naturais verdes e com quatro velas, prepara os corações para a chegada do Deus Menino. Nestas quatro semanas somos convidados a esperar Jesus que vem. É um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e a esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas, de Maria e de José, pelo nascimento de Jesus.

 

A Coroa é o primeiro anúncio do Natal. O verde é o sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus que se manifesta de maneira suprema no nascimento do Filho de Deus humanado. A Coroa é composta de quatro velas presas aos ramos formando um círculo. A primeira, lembra a conversão, a segunda, os profetas, a terceira, a alegria e a quarta, a chegada. A cada domingo acende-se uma delas, com uma oração especial. As quatro simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. 

 

Detalhes que todo cristão deve saber sobre a Coroa do Advento:

1. Tradição e evangelização: Com a sua origem numa tradição pagã europeia, os primeiros missionários aproveitaram para evangelizar as pessoas. A partir de seus próprios costumes ensinavam-lhes a fé cristã.

2. Por que deve ter uma forma circular? O círculo não tem princípio e nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, e também do nosso amor a Deus e ao próximo, o qual nunca deve terminar.

3. Usar ramos verdes naturais: Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da eternidade no final de nossa vida. O desejo mais importante é querer chegar a uma união mais forte com Deus, nosso Pai, assim como a árvore e seus ramos. Evitar elementos artificiais e plásticos.

4. Composta por quatro velas: Permitem refletir na experiência da escuridão provocada pelo pecado, o qual deixa o homem cego e o afasta de Deus. Após isso, Deus foi revelando, pouco a pouco, a esperança de salvação que iluminou todo o universo, como as velas da Coroa do Advento. A luz vai aumentando à medida que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo. A luz da salvação brilha para toda humanidade. Neste sentido, assim como as trevas se dissipam com cada vela que acendemos, os séculos foram se iluminando cada vez mais com a próxima chegada de Cristo ao mundo.

5. Inclui uma vela rosada

Tradicionalmente na terceira vela da Coroa de Advento, a sugestão é de que seja rosada, visto que este dia é conhecido também como “Domingo Gaudete”, ou da alegria, devido à primeira palavra do prefácio da Missa: Gaudete (regozijem-se). Durante a Celebração Eucarística deste dia, os paramentos do sacerdote e as toalhas do altar são com detalhes rosa, simbolizando a alegria e convidando os fiéis a se alegrarem porque o Senhor já está perto.

 

Assim podemos usar uma vela de cada cor ou todas vermelhas. Três velas roxas e só a do terceiro domingo rosa, também está certo. O que tem realmente sentido é a Luz, que nos conduz à grande festa que proclama Jesus Cristo como Salvador, Sol do nosso Deus que nos visita, que arma sua tenda entre nós (Cf. Jo 1, 1-14).

 

Equipe de Liturgia
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.