02.Jun - 40ª Romaria da Terra: Memória, Luta e Resistência

No dia 28 de maio na paróquia Santo Antão, em Pontão, reuniram-se lideranças comunitárias, pastorais e de movimentos sociais para a primeira Reunião Ampliada da Romaria da Terra de 2017, que com alegria e entusiasmo foi acolhida pela Arquidiocese de Passo Fundo.

Na oportunidade, o padre Nelson Tonello abordou a fundamentação bíblica da luta pela terra e pelos direitos dos povos. “Terra de Deus, Terra do Povo” foi a afirmação inicial do padre, que destacou como a história do povo de Deus, desde a origem, foi acentuada pelo desejo de ter um lugar para viver, produzir seu alimento e criar seus descendentes. O sacerdote destacou com ênfase o protagonismo das mulheres nessa luta durante toda a história e nesse sentido fez memória de Roseli Nunes, mártir da luta pela terra em nossa Arquidiocese.

Ainda durante a ampliada, se falou sobre os dados da realidade da Reforma Agrária no país. Em seguida, o padre Anderson Francisco Faenello abordou as questões da terra a partir da Doutrina Social da Igreja, sugerindo a leitura do documento “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do século XXI”, publicação da CNBB. Nesse sentido, reafirma-se que a Igreja percebe e concorda com a necessidade e urgência da Reforma Agrária no Brasil. A CNBB assume, em seus compromissos, todas as causas dos povos da terra, das águas e da floresta, e elas têm em comum a luta pelo reconhecimento do seu direito aos territórios em que vivem, produzem alimentos saudáveis para si e para as demais pessoas.

A partir desse encontro se deu continuidade às discussões sobre a organização e articulação para a próxima romaria. No dia 02 de julho, novamente em Pontão, acontecerá a segunda Reunião Ampliada. A 40ª Romaria da Terra voltará aos pagos da Fazenda Annoni no dia 28 de fevereiro de 2017. Sendo assim, seguimos em romaria rumo à Terra Prometida, o Reino de Deus.

Colaboração: Eduardo Nischespois Scorsatto