Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
01.Fev - 39ª Romaria da Terra: um convite a “Cuidar da Terra, Casa Comum”
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Na terça-feira de Carnaval (09) acontecerá a 39ª Romaria da Terra, em São Gabriel (RS), promovida pela Comissão Pastoral da Terra, Conselho Indigenista Missionário, Diocese de Bagé e CNBB Regional Sul 3, com o tema: “Cuidar da Terra, Casa Comum”.



Esta 39ª edição celebra os 260 anos do martírio do índio Sepé Tiaraju e seus mil e quinhentos companheiros em sua luta pela Terra e pela vida. A Romaria propõe uma reflexão sobre o cuidado com a Terra diante da realidade de violência, de exploração e de esgotamento.



Para cuidar da Terra, como sugeriu o Papa Francisco em sua encíclica “Louvado Sejas” exige-se “uma conversão ecológica global”, “mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder” (n.5). O cuidado este se traduz em gestos concretos na defesa dos direitos dos camponeses, dos povos indígenas e dos quilombolas. Na produção de alimentação saudável e orgânica, na ecológica, na participação cidadã e política, no cooperativismo, no consumo consciente e nas relações que proporcionem o bem viver entre as pessoas e o ambiente, na construção de uma “Terra sem Males”.  



A Romaria enseja estimular as pessoas a assumirem novas práticas de vida que consolidem a preservação do meio ambiente e a defesa da vida: dizer não ao uso de venenos; estimular a produção de alimentos saudáveis; ressaltar a importância da agricultura familiar e camponesa; adotar um consumo consciente e responsável; reciclar, cuidar das fontes e nascentes.



Nos dias 05 a 07 de fevereiro acontecerá o Encontro do Povo Guarani, um momento de celebração, articulação e mobilização da etnia em defesa da vida.



Já nos dias 07 e 08 ocorrerá o Acampamento da Juventude, um espaço de estudo, debate, partilha de experiências e celebração, aprofundando o tema da Romaria pelos/as jovens.



Ambas atividades acontecem no Parque das Carretas, município de São Gabriel/ RS. Para participar do Acampamento da Juventude é possível fazer inscrição pelo formulário: http://goo.gl/forms/jhIqSZFVFw



Ainda a partir do dia 03 de fevereiro acontece a Pedalada Caminhos de Sepé. Jovens percorrem de bicicleta o trecho entre as cidades de Rio Pardo e São Gabriel, feito por Sepé Tiarajú em sua luta, para defender a terra e os direitos indígenas. A previsão de chegada a São Gabriel é no dia 07, quando o grupo se soma as demais atividades previstas.



PROGRAMAÇÃO da 39ª ROMARIA DA TERRA



7:30 - Acolhida dos Romeiros na Sanga da Bica

8:30 – Abertura e Caminhada

10:30 – Celebração Eucarística

12:00 - Almoço Partilhado

12:45  - Tribuna Popular com a participação lideranças e entidades.

15:30 - Benção de Envio



A pregação desta Romaria será realizada por Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho (RO) e Presidente Nacional do Conselho Indigenista Missionário - CIMI.       



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.