Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
12.Out - 34ª Romaria reúne milhares de fieis da Mãe Aparecida em Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
34ª Romaria reúne milhares de fieis da Mãe Aparecida em Passo Fundo

A devoção e o carinho por Nossa Senhora Aparecida provaram neste domingo, 12, que na Casa da Mãe todos se tornam irmãos. Motivados pela fé na Santa Padroeira do Brasil e da Arquidiocese, milhares de romeiros participaram da 34ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, realizada em Passo Fundo.



O sol intenso que acolhia os fieis desde o amanhecer, anunciava que o dia seria surpreendentemente ideal para caminhar com a Mãe. Inspirados pelo tema Com a Mãe Maria e as Juventudes anunciamos a Boa Nova, entre 130 e 150 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, se reuniram na procissão que levou a imagem de Nossa Senhora Aparecida da Catedral ao Santuário, em um percurso de 7 km.



No caminho, crianças vestidas de anjos se juntavam às velas, flores e pés descalços como sinais de agradecimento a Nossa Senhora pelas graças alcançadas. A fé vivida nestes 34 anos pelos romeiros da região e até mesmo de outros estados, fizeram do Santuário em Passo Fundo o segundo maior centro de devoção e peregrinação a Nossa Senhora no Brasil, atrás somente do Santuário Nacional, em Aparecida.



Um dos momentos mais esperados pelos fieis e vivido com muita emoção foi a chegada da imagem ao Santuário, que marcou o início da missa campal presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Antonio Carlos Altieri e celebrada por diversos padres.



Todos os anos, a romaria reza de forma especial três intenções, escolhidas a partir do contexto atual que a Igreja vive. Nesta edição, a festa refletiu e celebrou o ano da juventude, a família e as vocações.



Envolvendo mais de 1000 pessoas em diversas equipes para a organização, a romaria foi avaliada de forma muito positiva pelo arcebispo, que destacou que “os filhos de Maria se comovem, se aproximam e querem se unir a Mãe”. Dom Altieri reforçou ainda as novidades desta romaria e o processo de melhoria na estrutura do Santuário, para melhor acolher os romeiros e romeiras. Segundo ele, o local deve ser espaço de peregrinação diária: “Um lugar onde o filho encontra sempre o consolo da mãe, todos os dias”. – Ouça a entrevista com Dom Altieri no final desta notícia.



Padre Mateus Danieli, reitor do Santuário e coordenador da festa, também comenta: “A romaria de Nossa Senhora Aparecida superou todas as expectativas do nosso povo. É uma beleza ver o dia bonito como hoje e os devotos que não se afastaram, que se mantiveram firmes na casa da Mãe Aparecida”.



Confira a homilia de Dom Altieri na Romaria.



Clique aqui para visualizar o álbum de fotos da 34ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida.



Ano da Juventude



Como expressa o tema da romaria - Com a Mãe Maria e as Juventudes anunciamos a Boa Nova – a procissão este ano teve nos jovens seu foco especial. A escolha do assunto esteve em sintonia com o ano da juventude na arquidiocese, instituído a partir da necessidade da continuidade da Jornada Mundial da Juventude, ocorrida no último ano no Rio de Janeiro.



Durante a romaria, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, caminharam com os jovens, da Catedral até o Santuário. Os símbolos visitaram em 2013 e 2014 as 53 paróquias e 47 municípios da arquidiocese. Em seguida, em um gesto simbólico de coroamento do ano, a cruz foi plantada na esplanada do santuário, enquanto o ícone ganhou um espaço especial no interior da capela. Ambos tornaram-se marcas visíveis do histórico acontecimento do Ano da Juventude na Arquidiocese.



A coordenadora do Setor Juventude, irmã Salete Ines Rambo, destaca o envolvimento dos jovens durante o dia, muitos identificados com a camiseta do Ano da Juventude. “O mais bonito foi a empolgação, a oração e como eles viveram a romaria. Foi um momento especial onde o jovem se sentiu valorizado e diante da Mãe Aparecida respondeu com o seu jeito de viver a fé”, explicou a religiosa.



A integração dos jovens pôde ser vista de inúmeras formas pelos romeiros, desde a animação da procissão até a organização da missa. Na parte da tarde, a programação foi especialmente direcionada para os jovens, com a bênção e o show da banda Ello Divino. Na ocasião, o arcebispo deu início ao ano do cuidado com a vida, previsto pelo 16º Plano de Evangelização Pastoral.



Mostra de Ações Sociais Solidárias



Uma das novidades da 34ª Romaria foi a Mostra de Ações Sociais Solidárias. Coordenada pela Cáritas Arquidiocesana, reuniu cerca de 65 grupos e entidades sociais apoiados pela Igreja. A Mostra integra o esforço da Arquidiocese, Cáritas, Santuário e Fundo de Solidariedade para fortalecer uma espiritualidade solidária e fraterna.



Um dos objetivos de realizar a Mostra no dia da Romaria foi dar aos romeiros a oportunidade de perceberem o valor do trabalho realizado em grupos, tendo como meta a inclusão, o protagonismo e a solidariedade. As milhares de pessoas que passaram pelas tendas puderam conhecer experiências alternativas para enfrentar a lógica capitalista e consumista, marcada pela competição e o lucro.



Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da Cáritas, salienta que a iniciativa teve vários aspectos interessantes. “Um deles é essa mudança radical que a romaria fez e que hoje nos permite sentir no Santuário um verdadeiro clima de Romaria. Outra questão é que com a entrada da mostra de ações sociais solidárias nós conseguimos trazer os grupos com um espírito de solidariedade. Víamos na montagem das bancas, uma verdadeira partilha, algo muito interessante. Todos se ajudavam, trocavam o que precisavam. Se para a romaria a mostra foi uma coisa nova, para os grupos e entidades que vieram participar também, porque eles se sentiram solidários uns com os outros e fizeram uma Mostra linda”, frisa Costella, apontando a continuidade da iniciativa nas próximas edições da romaria.



Entre os produtos disponíveis estavam artesanatos, panificação, lanches, sucos, agroindústria familiar, hortigranjeiros e orgânicos. Além disso, foi possível visualizar as diversas ações desenvolvidas pela Igreja em vista da promoção da vida e do enfrentamento das situações de vulnerabilidade que atingem muitas pessoas.



Confira o álbum das Mostra Sociais clicando aqui.



Victória Holzbach e Padre Renato Estevão Biasi

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.