27.Jun - 34ª Romaria de Aparecida contará com Mostra de Ações Solidárias
34ª Romaria de Aparecida contará com Mostra de Ações Solidárias

A preparação da 34ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que este ano acontecerá no dia 12 de outubro, está sendo intensificada em toda a Arquidiocese e nos diversos setores. Uma das novidades em 2014 é a proposta de realização de uma Mostra de Ações Sociais Solidárias, debatida em uma reunião na tarde desta sexta-feira, 27.

A ideia, promovida em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, quer oportunizar uma maior visibilidade das ações promovidas pela Igreja em toda a Arquidiocese. O coordenador da Cáritas, Pe. Ladir Casagrande, explica que “o objetivo primeiro é estar presente na romaria, mas também mostrando aquilo que a Igreja faz, através das instituições e dos grupos acompanhados”. Segundo ele, quando se iniciou a sonhar o novo projeto, percebeu-se que a mostra pode suprir algumas necessidades da romaria, além de possibilitar esta visibilidade.

A organização da mostra contará com exposição das obras sociais católicas, dos grupos de economia solidária acompanhados pela Cáritas e dos grupos de reciclagem, que poderão coletar os materiais descartados na romaria e mostrar o trabalho que desenvolvem. Além das instituições que apresentarão seus projetos, os grupos devem expor produtos de diversos gêneros: artesanatos, agroindústrias familiar, panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos.

Os representantes de cerca de 30 grupos e instituições que participaram da reunião nesta sexta-feira avaliaram de forma muito positiva a iniciativa, ressaltando a importância da ação para tornar conhecido o trabalho desenvolvido. “Pensamos que esta primeira experiência deve ser bem planejada e pensada, de forma muito participativa e religiosa, para abrir caminhos nesta nova proposta”, destaca Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da Cáritas.

A iniciativa da Mostra de Ações Sociais Solidárias, integra um projeto geral de reestruturação do Santuário e da própria romaria. Além da mostra, a preparação da 34ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida integra entre outras ações, o concurso do logotipo do Santuário, a realização da novena em preparação e o estudo do tema: “Com a Mãe Maria e as juventudes, anunciamos a Boa Nova”.

Victória Holzbach