14.Out - 33 ª Romaria de Aparecida emociona mais de 200 mil devotos em Passo Fundo
33 ª Romaria de Aparecida emociona mais de 200 mil devotos em Passo Fundo

Somos os teus peregrinos, somos teus filhos devotos,

caminhando sob teu manto, Virgem Mãe Aparecida.

Em nossa diocese, anunciando Jesus,

fazendo a nossa história, irradiando sua luz.

O tradicional hino da Romaria Arquidiocesana de Aparecida representou com excelência o que foi a 33ª edição da festa. Realizada neste domingo, 13 de outubro, a Romaria reuniu, mais que 200 mil fiéis, milhares de corações dispostos a homenagear a Santa, padroeira do Brasil e da Arquidiocese de Passo Fundo.

A programação, que iniciou já às 7h, prosseguiu através da caminhada de 7 km que levou a imagem de Nossa Senhora da Catedral Metropolitana ao Santuário Arquidiocesano de Aparecida para missa campal presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antonio Carlos Altieri e celebrada por diversos padres.

A Romaria, que entrou para a história da Arquidiocese, foi momento de festa e profunda emoção nas homenagens a Nossa Senhora. Entre flores, anjos, pés descalços, velas e lágrimas, se encontrava a falta de palavras para explicar a fé e devoção de cada pessoa que caminhava guiada pela confiança em Maria.

Durante a homilia, Dom Altieri afirmou: “Hoje é dia de alegria! Alegria, sobretudo pelo reencontro daqueles que vêm, de perto ou de longe, para louvar, bendizer, celebrar e agradecer a Deus, que em Maria Santíssima, nos olha e nos abençoa com ternura de Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe. Certamente, trazemos conosco anseios, sonhos, projetos, esperanças, dificuldades, e tudo o mais que acompanha o nosso existir para oferecer no altar de Deus que quis “fazer a sua tenda no meio de nós.”

O arcebispo invocou também uma bênção pela santificação das famílias, “que são as Igrejas domésticas e o primeiro lugar de aprendizado das verdades da fé”, e acrescentou: “que o Senhor suscite em nossa juventude muitas vocações comprometidas, que não se envergonhem da sua identidade cristã”.

Celebrada de forma especial com o tema “Com a Mãe Maria, vivemos nossa fé em missão”, a 33ª Romaria Arquidiocesana refletiu três intenções: Para que as Santas Missões nos comprometam ainda mais com a construção do Reino de Deus; Para que no processo de evangelização a Juventude se fortaleça no protagonismo eclesial; e Para que o Ano da Fé anime e impulsione a caminhada do povo de Deus.

Durante a tarde, o momento foi de lembrar a Jornada Mundial da Juventude, através da apresentação dos diversos grupos de jovens da Arquidiocese, além de testemunhos e músicas. No decorrer de toda a Romaria, aconteceu também a coleta de assinaturas da Campanha Eleições Limpas, organizada na Arquidiocese pelas Pastorais Sociais.

Quanto à avaliação da Romaria, o arcebispo metropolitano, Dom Antonio Carlos Altieri, ressaltou: “Eu consegui a grande graça de poder caminhar com meu povo. Pedi e a Mãe Maria me deu forças”. Ele complementou observando a necessidade de envolvimento dos mais diversos movimentos da Igreja, para que possam colaborar e participar com a força dos seus carismas.

Já Pe. Renato Biasi, pároco do Santuário, comenta que a Romaria foi muito boa. “A estrutura aqui do local e o trabalho das mais de 1000 pessoas que integravam os 29 setores atingiram todas as nossas expectativas. Foi tudo muito bom, até o tempo colaborou”, salienta Pe. Renato.

Para concluir a programação da Romaria, foram realizadas durante a tarde as bênçãos da saúde, dos objetos e do Santíssimo. Na ocasião, o arcebispo metropolitano declarou a abertura do Ano da Juventude, previsto para acontecer em 2014 pelo 16º Plano de Pastoral da Arquidiocese.

Victória Holzbach