Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
12.Fev - 100 Anos da SSVP em Passo Fundo: celebrando a caridade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Aos 11 dias do mês de fevereiro de 1916, nascia junto a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Passo Fundo, a Conferência Nossa Senhora Aparecida e, hoje, depois de um século, os Vicentinos celebram o Centenário de sua presença no município.



O caráter caritativo pensado pelo Beato Frederico Ozanam, fundador da Sociedade São Vicente de Paulo, na França, em 1833, permanece ainda latente em todas as obras vicentinas. “Gostaria de abraçar o mundo numa rede de caridade”, afirmou na época o jovem de 20 anos.



Na SSVP, destacam-se o cuidado com a saúde pública, por meio do Hospital São Vicente de Paulo, a criação de escolas junto a população em vulnerabilidade, a criação do Lar de Idosos para acolher aqueles que mais precisam de cuidados, bem como o trabalho de assistência às famílias mais necessitadas. A receita para dar certo e frutificar o trabalho vicentino é a caridade organizada, que leva em consideração não apenas a necessidade de ajudar as pessoas que precisam, mas também de atuar na promoção da dignidade humana e da vida.



Na última quinta-feira, 11 de fevereiro, foi apresentado a comunidade passo-fundense o Marco deste centenário. O símbolo lembra a todos e, de forma especial, aos vicentinos, que a caridade é um toque humano para ajudar a quem precisa. É um ato de dar as mãos, alcançar e resgatar aqueles que mais estão em situações de vulnerabilidade.



Para celebrar a inauguração do monumento e dar graças pelo centenário, dom Rodolfo Weber, arcebispo metropolitano, presidiu a Celebração Eucarística na paróquia Nossa Senhora da Conceição. Em sua homilia, dom Rodolfo lembrou que a caridade é a face da Igreja que ajuda aqueles que mais precisam, e salientou o valor e a importância do trabalho realizado pelos Vicentinos na Arquidiocese e na Província Eclesiástica de Passo Fundo.



Na ocasião, estavam presentes familiares dos membros da primeira Conferência, confrades e consocias das demais Conferências do Conselho Central de Passo Fundo, bem como autoridades locais. Durante a celebração, o vereador Marcio Patussi, presidente da Câmara de Vereadores, anunciou que a partir desde ano, Passo Fundo celebrará no dia 11 de fevereiro, o Dia da Caridade, como reconhecimento da presença e da ação vicentina na cidade.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Ângelo Dutra de Oliveira



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.