Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Juventude
 
17.Out - Sínodo dos Bispos: Evangelizar a rede digital tornando-a mais humana
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Sínodo dos Bispos: Evangelizar a rede digital tornando-a mais humana

O Vaticano está acolhendo, desde o dia 03, o Sínodo dos Bispos que, neste ano, tem como tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional". Olhando para a juventude em sua integralidade, o Sínodo refletiu, na manhã desta quarta-feira, 17, sobre as mídias digitais e as possibilidades de evangelização na rede. Para os padres sinodais, as redes sociais não devem ser vistas como uma ameaça, mas como um novo caminho para evangelizar. "Somos chamados a tornar-nos o Apóstolo Paulo do Terceiro Milênio”, afirmam.

 

Além do olhar para a evangelização, o Sínodo propôs, também, um olhar para a verdade e defendeu os sites que informam e defendem a posição oficial da Igreja. Também, a reflexão proporcionou pensar na evangelização através da criação de aplicativos, jogos e instrumentos interativos que ajudem a conhecer o Evangelho e a Igreja. "Igreja e sociedade precisam dos jovens, mas sem improvisações", colocaram os padres.

 

Jovens buscam respostas claras e concretas

Além das reflexões da conferência, os trabalhos da Assembleia puderam constatar que, na realidade atual, os jovens se distanciam da Igreja porque se sentem inconsistentes nas convicções de fé. Neste cenário, se refletiu sobre a exigência de uma catequese que considere as interpelações de sentido e a sede de amor como objetivos aos quais responder. "Com efeito, os jovens querem indicações claras, não confusas, sem desvios da linguagem de Cristo ou em conformidade com as tendências modernas das mídias", destacaram. 

 

Igreja é ponto de referência para os jovens migrantes

O tema das migrações também entrou na pauta do Sínodo: "O encontro entre culturas encoraja a buscar o melhor do outro e a corrigir algum defeito nosso", afirmam os participantes na Sala do Sínodo. Os sacerdotes, segundo as reflexões, são pontos de referência essenciais para muitos jovens refugiados. "Se a Igreja for atenta às carências dos necessitados e abrir o coração a Deus e a todos os jovens, independentemente de sua história de vida, permanecerá sempre jovem". 

 

Diante de toda a discussão, fica claro que a palavra chave permanece sendo “testemunho” - porque uma testemunha de Cristo tem poder atrativo mais do que mil palavras. "De fato, o Sínodo dos Bispos é a certeza de que os jovens pedem autenticidade e quando a encontram no exemplo de vida de mártires e santos, no sorriso límpido dos consagrados, na dedicação de um sacerdote, na alegria e na fadiga de ser família, então se interrogam, se colocam em caminho e decidem assumir as rédeas da própria vida", concluíram. 

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Informações: Vatican News

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.