Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Juventude
 
04.Ago - Setor Juventude da Arquidiocese planeja atividades
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Setor Juventude da Arquidiocese planeja atividades

Com o objetivo de partilhar experiências e planejar ações de formação e reflexão, o Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo, assessorado pelo padre Élio Eilert, pároco em Nova Boa Vista, se reuniu, na noite desta quinta-feira, 3. Com a presença dos representantes dos movimentos e pastorais que envolvem a juventude, a reunião foi a oportunidade os jovens explanarem um pouco mais sobre suas vivências de fé. 

 

Sínodo dos Bispos: juventude em foco

Um dos assuntos abordados durante o encontro foi o Sínodo dos Bispos que acontece em outubro de 2018 e tratará o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” . Assim, o objetivo é de acompanhar os jovens em seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, “possam descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.

 

Para isso, o documento preparatório para o Sínodo desafiou os jovens a responderem algumas questões referentes à realidade da sociedade, das comunidades eclesiais e do acompanhamento vocacional realizado. As respostas são uma forma de a Igreja recolher as contribuições dos jovens para a construção do instrumento de trabalho do Sínodo. Além disso, o Setor Juventude propôs que cada movimento e pastoral estudasse - a partir de seu carisma e de acordo com as suas possibilidades - o documento preparatório para que, em 2018, seja realizado um seminário de nível arquidiocesano.

 

Proximidade com o Regional

Também, a reunião foi o momento de informar a juventude a respeito daquilo que vem sendo realizado a nível regional enquanto Setor Juventude. Nos dias26 e 27 de agosto, por exemplo, acontece em Santa Maria o primeiro Seminário de Práticas de Evangelização da Juventude. Mais tarde, em outubro, a Arquidiocese de Passo Fundo acolhe a Escola de Assessores da Próvíncia Eclesiástica de Passo Fundo. Na oportunidade, os jovens poderão se inserir no contexto do Setor Juventude e, também, compreender melhor o trabalho realizado junto às diferentes realidades jvuenis. A próxima reunião do Setor Juventude acontece no mês de outubro.        

 

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.