Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Juventude
 
04.Jul - Pastoral Juvenil Salvatoriana estimula a liderança na escola
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A escola tem, em sua essência, o compromisso de passar conhecimento e instruir pessoas, desde a infância até a juventude. Entretanto, o carisma das escolas salvatorianas vai além, pois se compromete com a missão de formar seres humanos capazes de cultivar valores, através do testemunho de vida, anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo e da formação de lideranças. Neste sentido, a Pastoral Juvenil Salvatoriana  - presente no Colégio Bom Conselho, em Passo Fundo - é um dos espaços onde o estudante desenvolve e compartilha tais valores.

 

Juventude que se ajuda 

O grupo - que é composto por estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio - tem como principal objetivo a formação humana e cristã de seus membros, de forma que estes estudantes possam ser apóstolos de seus próprios colegas, criando uma ponte entre o jovem e sua espiritualidade. É, também, um espaço de intenso aprendizado e exercício da liderança. Com encontros semanais, os jovens integrantes da PJS participam de forma intensiva de três principais atividades: formação, preparação, planejamento de visitas e realização de ações sociais dentro e fora da escola.

 

Fazendo a diferença

Nos encontros de formação, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre valores humanos, formas de viver sua juventude, relações entre colegas e familiares, bem como perspectivas de futuro. Algumas perguntas normalmente norteiam as tardes de formação, como, por exemplo: Que diferença eu, jovem salvatoriano, posso fazer na sociedade atual? Em que sentido estou compartilhando meus dons e talentos para com aqueles que me rodeiam? Estas e outras reflexões levam os jovens a refletirem sobre si mesmos e sobre o ambiente externo. Além disso, a base da formação está em passagens bíblicas, a partir de textos e parábolas que são discutidos e atualizados, trazendo para o ambiente juvenil.

 

Prática

Uma das principais formas de desenvolver a liderança dos jovens é a participação direta dos mesmos na preparação e realização de atividades. É o momento de colocar em prática os valores discutidos na formação. Através de reuniões de planejamento, para preparar visitas externas, os estudantes têm a missão de pensar e executar uma atividade que alie o cultivo de valores humanos e cristãos, e, de alguma forma, faça a diferença na vida das pessoas e das instituições visitadas. Os locais que os jovens mais atuam são asilos, escolas que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social e instituições de caridade. É neste contato com a realidade diferente do dia a dia dos adolescentes e jovens, que valores como a empatia, o amor ao próximo, a valorização da vida e da família são desenvolvidos na prática.

 

Na escola

Na escola, a PJS tem o compromisso de compartilhar com a comunidade escolar tudo aquilo que desenvolve dentro do grupo, sendo “sal e luz” (Mateus 5, 13-14) através de seu testemunho de vida. Mas não é só desta forma que os jovens são convidados a evangelizar. Os estudantes também desenvolvem a evangelização através da participação em atividades da própria escola, como celebrações, animação de missas e momentos de oração e espiritualidade com crianças das séries iniciais. A espiritualidade é incentivada em todos os encontros e se dá a partir de um momento de reflexão e oração no início de cada atividade. Além disso, o retiro anual da PJS é um espaço em que os alunos têm a oportunidade, de vivenciar de forma mais intensa, os valores e experiências que tiveram ao longo do ano, além de ser um momento de fortalecimento de laços entre os jovens.

 

Identidade

Este ano, em nível de rede, o grupo da Pastoral Juvenil Salvatoriana ganhou uma nova forma de expressar sua identidade através de sua logomarca, que será estampada em bandeiras e camisetas. Com a imagem de uma cruz formada por pessoas, esta logomarca quer passar a mensagem da missão inspirada no exemplo de nosso fundador Venerável Padre Jordan: tornar o Cristo amado e conhecido por todos. Sabemos que a missão não é fácil, mas, como o próprio Padre Jordan nos coloca com propriedade “As grandes obras prosperam à sombra da cruz”, sendo assim, sonhando um mundo melhor, é que o os jovens líderes cristãos já fazem a diferença nos ambientes que frequentam, realizando assim não só o seu sonho de transformar realidades, mas o sonho do próprio Deus. 

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Texto: Equipe de Pastoral | Colégio Salvatoriano Bom Conselho

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.