Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Juventude
 
01.Ago - Pastoral da Juventude: encontro envolve grupos da Arquidiocese
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Pastoral da Juventude: encontro envolve grupos da Arquidiocese

Com o objetivo de refletir sobre a Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher, lançada no 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude que aconteceu em janeiro desse ano, no Acre, a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo se reuniu, no último domingo, 29, na Comunidade São Francisco de Assis, no Bairro Berthier, em Passo Fundo, para o Encontro Cirandaremos.

 

Com a presença de mais de 30 jovens de vários grupos da PJ, o encontro envolveu os jovens em diferentes atividades. "O nome sugerido para o encontro representa a união dos/as jovens que, dançando num mesmo passo e ritmo, formam unidade na diversidade e reafirmam o compromisso do cuidado uns/umas com os/as outros/as", explica Carleane Silveira, uma das coordenadoras da PJ na Arquidiocese. "No encerramento foi rezado o Ofício Divino da Juventude (ODJ) e dançado uma grande ciranda. Foi um encontro de bastante alegria, oficinas, muita música e reencontros", complementa e acrescenta, também, que durante o dia se apresentou o funcionamento do Setor Juventude da Arquidiocese.



Semana Do Estudante 2018: Mercantilização da Educação

Além do Encontro Cirandaremos, a PJ vai vivenciar, também, a Semana do/a Estudante (SdE) - uma atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais de Juventude da CNBB. Ela acontece anualmente, no mês de agosto, na semana que abrange o dia 11, considerado historicamente o Dia do Estudante no Brasil. Desde 2003, as Pastorais da Juventude do Brasil tem organizado esta atividade em âmbito nacional para celebrar esta data e propiciar maior engajamento dos estudantes no que diz respeito à sua escola, às questões da educação e da sociedade em geral.

 

O objetivo é que ela aconteça dentro da escola, pois trata de temas especificamente estudantis e visa uma maior participação e conscientização dos estudantes. A Semana se propõe a trabalhar o protagonismo estudantil, para que o jovem estudante assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha: a Civilização do Amor. Com isso, pretende chamar a atenção para a possibilidade da concretização do Reino mediante ações transformadoras, como, por exemplo, a defesa da educação.  Esse ano, jovens da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo irão visitar algumas escolas para realizar com os estudante a reflexão da SdE 2018, entre os dias 4 e 11 de agosto, encerrando no dia em que se comemora o dia do estudante, trazendo para os encontros o tema “A nossa escola não é mercadoria”, e, lema “garantia de direitos e promoção da dignidade”. A iluminação bíblica que guiará as reflexões vem do Livro de Lucas: “Todos os que ouviam a criança estavam maravilhados/as com a inteligência de suas respostas”. (cf. Lc 2, 47).

 

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Pastoral da Juventude

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.