Juventude

05.Jul - Jovem leigo: vocação e missão
Jovem leigo: vocação e missão

Arquidiocese de Passo Fundo sediará 6º Encontro Regional para Jovens Cursilhistas

Espalhar a mensagem de fé cristã é dever dos jovens, que precisam disseminar a palavra da Igreja em seus círculos sociais e fazer com que o nome de Deus alcance um número cada vez maior de pessoas.

Em mensagem destinada aos jovens, o papa Francisco ressalta a importância de anunciar. “Não deixem, queridos jovens, que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão duma sala fechada, onde a única janela para olhar o mundo seja a do computador e do smartphone. Abri de par em par as portas de sua vida! Que seus espaços e tempos sejam habitados por pessoas concretas, relações profundas, que deem a possibilidade de compartilhar experiências autênticas e reais em seu dia a dia”, escreve o Papa.

Seguindo os ensinamentos do Pontífice, jovens de todo o estado do Rio Grande do Sul estarão reunidos em Passo Fundo, para a realização do 6º Encontro Regional para Jovens Cursilhistas, neste ano organizado pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Passo Fundo.

O evento, que ocorre anualmente e é sediado em diferentes cidades, será realizado de 06 a 08 de julho na Casa de Retiros, e tem como tema principal o “Jovem leigo: vocação e missão”. O encontro contará com a presença de membros dos Grupos Executivos Regionais e ainda o representante jovem nacional para um aprofundamento da vivência cristã e a realização de um debate acerca do papel do jovem leigo.

Este será um momento de estudo, espiritualidade e integração com os cursilhistas do estado, no qual é possível realizar a troca de ideias e experiências que buscam contribuir e engrandecer o movimento, bem como ampliar as frentes de ações realizadas pelos membros do grupo.

Além disso, o espaço permite o aprofundamento na formação dos jovens enquanto protagonistas dentro da Igreja e do Movimento de Cursilhos, fatores primordiais para o bom andamento da vida cristã.

Os Cursilhos de Cristandade são um Movimento de Igreja que possibilita a vivência e a convivência do fundamental Cristão, ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, e propiciar a criação de núcleos que fermentem de Evangelho os ambientes.

Texto: Bruna de Mattos | Cursilho Jovem