Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Juventude
 
22.Jan - JMJ 2019: juventude que crê
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
JMJ 2019: juventude que crê

Jovens da Arquidiocese de Passo Fundo já estão no Panamá, à espera do papa Francisco

 

Caminho iniciado por São João Paulo II, as Jornadas Mundiais da Juventude – que iniciaram em 1986, em Roma – são uma resposta ao desejo de encontro, de paz e de verdade com e entre jovens. São, na realidade, um caminho de fé que atravessa a história, reunindo diferentes nacionalidades, idiomas e culturas em um único objetivo: encontrar-se intimamente com Deus. É esse percurso que milhares de jovens do mundo inteiro iniciam nessa terça-feira, 22, no Panamá: a 34ª Jornada Mundial da Juventude, que envolverá a juventude católica até o domingo, 27, tem como lema “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38) e vai refletir a importância do testemunho de Maria para a caminhada da juventude.

 

Jesus Cristo como ideal
Parte integrante desta juventude, Francisco da Silva, de 23 anos, é estudante de medicina e, hoje, atua junto ao Cursilho Jovem da Arquidiocese de Passo Fundo. Ele, junto com outros jovens da Arquidiocese - acompanhados pelo padre Joule Windson Cunha dos Santos, vigário paroquial na São Vicente de Paulo e do padre Osmar Burille, de União da Serra – já está no Panamá para vivenciar, através da programação da Jornada, a sua espiritualidade. Para ele, que participou da Jornada no Rio de Janeiro, a experiência de 2013 foi essencial na escolha de ir ao Panamá. “Certamente, é impossível esquecer da vigília em que 4 milhões de pessoas reunidas permaneceram em silêncio para escutar as palavras do papa Francisco”, iniciou. “Somente Jesus Cristo para reunir essa quantidade de pessoas de uma forma organizada e colaborativa. JMJ é isso: uma experiência coletiva que une diferentes pessoas, diferentes culturas, diferentes idiomas, para partilharmos nossa fé no mesmo ideal, Jesus Cristo”, coloca.

 

O jovem acrescenta, ainda, que o lema da JMJ proporciona, desde já, uma reflexão mais profunda sobre a sua própria vivência na Igreja. “Refleti durante o período de preparação sobre o sim de Maria, a serva do Senhor. Se estou tendo a oportunidade de participar de uma JMJ cujo o lema é esse, me preparei para buscar o que o Senhor quer daqui pra frente, quais são as novas metas de evangelização que Ele espera de mim no âmbito da Igreja local”, enfatiza. “Participar do maior evento da Igreja Católica, em que milhares de pessoas, cada uma com missão diferente, mas compartilhando da mesma fé, nos leva a reacender a esperança de uma Igreja com cada vez mais jovens atuantes. Essa esperança é o que nos motiva para continuar trabalhando cada vez mais pelo Reino de Deus”, conclui.

 

Igreja viva e alegre
Assim como Francisco, Cristiele Boeira, atuante no Caminho Neocatecumenal, em Passo Fundo, também deseja encontrar a juventude católica no Panamá e, junto com ela, fortalecer a sua fé. A jovem, que participou da Jornada no Rio, em 2013, decidiu que queria vivenciar, novamente, toda a experiência que a JMJ proporciona. “Só o fato de não ser uma viagem de férias, já torna a expectativa grande. Não saber o que me espera faz com que a peregrinação seja muito melhor do que eu imagino. Espero que Deus possa me agraciar com ouvidos atentos e coração aberto para escutar e absorver tudo o que foi preparado para mim”, coloca. A jovem acrescenta, ainda, o seu desejo para os dias de peregrinação. “Desejo que Deus aumente minha fé, e aprender a testemunhar com minha vida, que a igreja é viva e alegre”, encerra.

 

Programação
A Jornada Mundial da Juventude segue até o domingo, dia 27, e envolve os jovens em momentos de espiritualidade, reflexão e formação. Na programação – composta por atividades paralelas e Atos Centrais -, estão a tradicional Feira Vocacional; momentos de adoração; o Festival da Juventude que traz apresentações musicais, teatrais, exibições de filmes, momentos de oração; catequeses com a temática da JMJ e, ainda, as celebrações eucarísticas e Via Sacra. O papa Francisco – que conduzirá estará com os jovens em diferentes momentos – chega ao Panamá na quarta-feira e tem seu primeiro encontro com a juventude na quinta, dia 24.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.