Juventude

30.Out - DNJ: evento arrecadou cerca de 300 kg de alimentos não perecíveis
DNJ: evento arrecadou cerca de 300 kg de alimentos não perecíveis

“Juventude chamada a construir a Civilização do Amor” foi o tema celebrado por cerca de 400 jovens da Arquidiocese de Passo Fundo, durante o Dia Nacional da Juventude, no último sábado, 26. Preparado pelo Setor Juventude, o DNJ envolveu os jovens dos grupos, pastorais e movimentos em atividades de integração e reflexão, oficinas, celebração eucarística e, também, um show do DJ Angelus. Como gesto concreto de solidariedade, o grupo arrecadou em torno de 300kg de alimentos não perecíveis que foram encaminhados para a Cáritas Arquidiocesana.

Força da Juventude
No início do encontro, o padre Fábio de Morais – vigário geral da Arquidiocese de Passo Fundo e representante do arcebispo dom Rodolfo Luís Weber, que não pôde comparecer em função da agenda de crismas – destacou a importância de eventos que reúnem a juventude. “Quando circulamos pelas paróquias, ouvimos dizer que a Igreja está envelhecida. É verdade. Por outro lado, quando vemos e contemplamos este grande número de jovens – somado a muitos outros que não puderam estar aqui – percebemos que vocês são a nossa esperança, são – e serão - as lideranças das nossas comunidades. Em vocês, colocamos a nossa esperança. Vocês são jovens que já vem fazendo a diferença em nossas comunidades”, colocou.

O padre retomou, também, a necessidade de o jovem ter seu espaço e se posicionar na Igreja. “Tendo em vista essa esperança, eu diria que, mesmo quando encontrarem dificuldades, resistências, tenham paciência, não desistam, apostem. A Igreja precisa ter o rosto de vocês. Mas, para isso, precisamos fazer como Jesus nos diz no Evangelho: bater nas portas, insistir, ser persistente. Jorge Trevisol diz, em um dos seus cantos, “se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”. Não podemos deixar o rosto de Deus mudar. Não podemos deixar a juventude faltar. Que este encontro seja, de fato, uma grande celebração da vida, da força jovem”, concluiu.

Sobre o DNJ
Celebrado em todo o país, o DNJ propõe a reflexão sobre a juventude e, também, coloca o jovem como protagonista de uma mudança social. A temática deste ano propõe, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2019, que se pense em práticas para favorecer a construção do Reino de Deus através de Políticas Públicas.

Para o padre Joule Cunha Santos, vigário paroquial na paróquia São Vicente de Paulo e um dos assessores do Setor Juventude na Arquidiocese, o DNJ é uma iniciativa que quer despertar a juventude para se envolver com a Igreja através de um dia de encontro e celebração. “A proposta para o DNJ deste ano foi de empenharmos a nossa vida nessa missão de levar as juventudes a fazerem um encontro pessoal com Jesus Cristo para que possam contribuir na formação humana e espiritual dos jovens da Igreja. Também, a programação buscou levar os jovens a criarem uma consciência de que é preciso se comprometer, também, no meio social através de políticas públicas em vista da construção da civilização do amor”, conclui.

Sammara Garbelotto