Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Juventude
 
30.Out - DNJ: evento arrecadou cerca de 300 kg de alimentos não perecíveis
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
DNJ: evento arrecadou cerca de 300 kg de alimentos não perecíveis

 

“Juventude chamada a construir a Civilização do Amor” foi o tema celebrado por cerca de 400 jovens da Arquidiocese de Passo Fundo, durante o Dia Nacional da Juventude, no último sábado, 26. Preparado pelo Setor Juventude, o DNJ envolveu os jovens dos grupos, pastorais e movimentos em atividades de integração e reflexão, oficinas, celebração eucarística e, também, um show do DJ Angelus. Como gesto concreto de solidariedade, o grupo arrecadou em torno de 300kg de alimentos não perecíveis que foram encaminhados para a Cáritas Arquidiocesana.

 

Força da Juventude
No início do encontro, o padre Fábio de Morais – vigário geral da Arquidiocese de Passo Fundo e representante do arcebispo dom Rodolfo Luís Weber, que não pôde comparecer em função da agenda de crismas – destacou a importância de eventos que reúnem a juventude. “Quando circulamos pelas paróquias, ouvimos dizer que a Igreja está envelhecida. É verdade. Por outro lado, quando vemos e contemplamos este grande número de jovens – somado a muitos outros que não puderam estar aqui – percebemos que vocês são a nossa esperança, são – e serão - as lideranças das nossas comunidades. Em vocês, colocamos a nossa esperança. Vocês são jovens que já vem fazendo a diferença em nossas comunidades”, colocou.

 

O padre retomou, também, a necessidade de o jovem ter seu espaço e se posicionar na Igreja. “Tendo em vista essa esperança, eu diria que, mesmo quando encontrarem dificuldades, resistências, tenham paciência, não desistam, apostem. A Igreja precisa ter o rosto de vocês. Mas, para isso, precisamos fazer como Jesus nos diz no Evangelho: bater nas portas, insistir, ser persistente. Jorge Trevisol diz, em um dos seus cantos, “se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”. Não podemos deixar o rosto de Deus mudar. Não podemos deixar a juventude faltar. Que este encontro seja, de fato, uma grande celebração da vida, da força jovem”, concluiu.

 

Sobre o DNJ
Celebrado em todo o país, o DNJ propõe a reflexão sobre a juventude e, também, coloca o jovem como protagonista de uma mudança social. A temática deste ano propõe, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2019, que se pense em práticas para favorecer a construção do Reino de Deus através de Políticas Públicas.

 

Para o padre Joule Cunha Santos, vigário paroquial na paróquia São Vicente de Paulo e um dos assessores do Setor Juventude na Arquidiocese, o DNJ é uma iniciativa que quer despertar a juventude para se envolver com a Igreja através de um dia de encontro e celebração. “A proposta para o DNJ deste ano foi de empenharmos a nossa vida nessa missão de levar as juventudes a fazerem um encontro pessoal com Jesus Cristo para que possam contribuir na formação humana e espiritual dos jovens da Igreja. Também, a programação buscou levar os jovens a criarem uma consciência de que é preciso se comprometer, também, no meio social através de políticas públicas em vista da construção da civilização do amor”, conclui.


Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.