Juventude

29.Mai - CLJ reúne diretores espirituais do movimento

Com o objetivo de aproximar os padres do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) –presente em 23 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo -, a Casa de Retiros acolheu, na manhã desta terça-feira, 29, um encontro de diretores espirituais do movimento. Coordenada pelo Diretor Espiritual do movimento na Arquidiocese, padre Mateus Danieli, e pelo Secretariado Arquidiocesano, a reunião contou com a presença do arcebispo dom Rodolfo Weber e dos padres que atuam em paróquias onde há o movimento.

Foco nas Diretrizes e Bases

Um dos pontos centrais de pauta foi a reflexão a cerca das Diretrizes e Bases do movimento – reformuladas no último ano e que guiam toda a ação de evangelização do CLJ. Para o presidente do Secretariado Arquidiocesano, Matheus Ferreira, o encontro, além de ser motivo de alegria, é a oportunidade de os padres se aproximarem, ainda mais, desta nova estrutura do CLJ. “O padre tem uma função fundamental dentro do CLJ e a ideia é que estejam intimamente ligados aos jovens. Depois de uma reformulação do movimento, chegamos às Diretrizes que temos atualmente e que se encaixam melhor no movimento e, por isso, é importante falarmos sobre isso e importante ouvirmos aquilo que os diretores espirituais querem nos falar”, comentou o jovem.

Diálogo com a Igreja

Para o diretor espiritual arquidiocesano, padre Mateus, este encontro possibilita que os padres tenham maior esclarecimento do movimento e de suas diretrizes e que possam, também, encontrar formar de colaborar com a juventude. “Uma diretriz, dentro de um movimento, muitas vezes é vista como algo negativo. Mas as diretrizes tem a função de dar o norte, manter o carisma e aquilo que é próprio do CLJ – que não é um movimento perfeito, mas busca manter aquilo que é próprio dele, tentando dialogar mais com a Igreja”, destacou e enfatizou, ainda, a necessidade de o movimento não se perder da sua espiritualidade e essência e de, neste sentido, os padres auxiliarem os jovens nas paróquias.

Esclarecimentos e compreensão

Além das diretrizes, a reunião foi a oportunidade de os padres compreenderem melhor a estrutura do movimento, a função dos jovens e o seu papel dentro do CLJ.  Ainda, foi possível conversar sobre os retiros do movimento, a melhor forma de preparar o jovem, a importância de o padre estar envolvido com as coordenações paroquiais e, também, sobre o acolhimento da comunidade ao jovem.

Sammara Garbelotto