Juventude

21.Dez - CLJ: movimento encerra atividades de 2018
CLJ: movimento encerra atividades de 2018

O fim de 2018 chega, para o Curso de Liderança Juvenil (CLJ) da Arquidiocese de Passo Fundo com a sensação de dever cumprido: ao todo, foram cinco CLJ’s Momento, dois CLJ II, CLJ III-Apro, CLJ de Psp’s, Encontrão de Folclore e Liturgia, Dia do Pedrão Arquidiocesano, serenatões e atividades paroquiais de formação e espiritualidade envolvendo os cerca de 800 jovens que participam atualmente nas 23 paróquias onde o movimento está inserido. As atividades foram encerradas oficialmente no dia 15 de dezembro, com a Noite de Luz que, neste ano, celebrou o tema "Os sonhos de Deus são maiores que os meus". O momento, agora, é de planejamento para 2019.

Mudanças à vista
Com o início de um novo ano, as equipes de coordenação – em níveis arquidiocesano e paroquial - foram renovadas. Cerca de 150 jovens e tios ocuparão as funções de casal bem-estar, presidente, vice-presidente, secretário(a), liturgia, tesoureiro(a) e folclore. Além disso, 21 jovens, tios e padre farão parte do Secretariado Arquidiocesano.

Entre eles está Kerolay Romani que assume, em 2019, a função de presidente do Secretariado Arquidiocesano. Para ela, o trabalho por Jesus e pela comunidade são essenciais no movimento. “Neste ano tivemos muitos encontros, formações e trabalho desenvolvido em grupo. No ano de 2019, a ideia é cultivar todo o trabalho do ano anterior, porém mais próximo da realidade de cada jovem. Esse ano foi de ferramentas e 2019 vem para mostrar como é importante o trabalho por Jesus Cristo em nossa comunidade - aumentando conhecimento e fé de cada jovem e tios participantes”, coloca. Ela destaca, também, a importância de fortalecer as lideranças juvenis na Arquidiocese. “Um versículo que acredito muito é "Façam tudo com amor" pois sem isso o trabalho é incompleto. O próximo ano vem para florescer as lideranças e mostrar como Cristo nos transforma”, completa.

Para a jovem Nathália Dall Prá Zucco, que se despede do Secretariado Arquidiocesano, ter participado da coordenação do movimento foi de grande valia. “O ano de 2018 foi bastante produtivo, conseguimos cumprir grande parte do que havia sido planejado, mas sabemos que sempre é possível fazer mais por Jesus Cristo e pelo CLJ. Para isso, renovar parte da equipe anualmente é essencial, pois os membros que entram trazem um novo gás para as atividades, ideias diferentes, ao mesmo tempo que a essência de formar novos líderes a exemplo de Cristo se mantém”, enfatiza e destaca a importância que o movimento tem em sua vida. “O CLJ fez parte de um bom período da minha vida e abriu portas para que, mesmo saindo do movimento, eu escolha continuar na Igreja, perto de Deus. O que desejo é que esse grupo continue formando jovens e tios apaixonados por Cristo e dispostos a ser diferença no mundo”, conclui.

2019
Para 2019, estão programados retiros, atividades de formação e encontros arquidiocesanos. Além disso, cada paróquia tem seu cronograma e as atividades acontecem nas quartas e sábados. Para saber mais sobre o movimento entre em contato com a sua paróquia ou, também, pelo Facebook do CLJ.

Texto: Djeniffer Ramos | Vogalia de Comunicação | CLJ