Juventude

15.Fev - CLJ: lideranças paroquiais em busca de formação
CLJ: lideranças paroquiais em busca de formação

Buscando preparar os jovens e casais de adultos que, em 2019, assumem as coordenações nas 23 paróquias onde o Curso de Liderança Juvenil está presente na Arquidiocese, o Secretariado Arquidiocesano vai realizar, neste final de semana, 15 a 17, o Retiro de PSP’s – Pequenos Secretariados Paroquiais – grupos responsáveis por organizar as atividades do movimento em nível paroquial. Com estimativa de reunir cerca de 180 pessoas, o encontro será voltado para a preparação do trabalho a ser desenvolvido durante o ano e, ainda, será um momento para o jovem aprofundar a sua fé em Jesus Cristo, centro de toda a ação realizada pelo CLJ. O encontro será realizado tendo, como norte, o objetivo do movimento para este ano: “Formar jovens evangelizadores, na força do Espirito Santo, em busca do Reino de Deus”

Final de semana de encontro e trabalho
O encontro, que está sendo organizado desde o início de janeiro, irá abordar, essencialmente, a missão e o chamado que cada jovem recebeu no processo da evangelização juvenil. Para isso, o retiro coordenado pelo Secretariado Arquidiocesano, vai se constituir de palestras, oração, momentos de planejamento e laboratórios voltados para as atividades do movimento. Com o objetivo de compreender o CLJ como parte de um todo dentro da Igreja, o retiro vai abordar o papel do jovem na formação de lideranças, a importância das coordenações na paróquia e as propostas para fortalecer a ação juvenil na Arquidiocese. “O ano, para nós, já se inicia bastante agitado. Desde janeiro já estamos preparando nosso planejamento, construindo cronogramas e projetos para o CLJ. O Retiro de PSP’s é a formação dos líderes das paróquias para que se fortaleçam, consigam realizar seus projetos e, ainda, levem uma instrução – não apenas da coordenação, mas do Espírito Santo – para os jovens. Esse é o nosso objetivo: formar novas lideranças e cultivar as lideranças que já temos, sempre pelo Espírito”, destaca Kerolay Romani, jovem da paróquia São Francisco de Assis, em Passo Fundo, e presidente do Secretariado Arquidiocesano em 2019.

Parte da Igreja
A jovem acrescenta, também, que outras atividades já estão sendo preparadas: durante o ano, o movimento irá realizar cinco CLJ Momentos, dois CLJ II, um CLJ III e, também, encontros que abordarão a vida de São Pedro, padroeiro do CLJ, a importância da Liturgia e do Folclore e momentos de formação através de palestras, estudos e serenatões – missa que acontece em Passo Fundo sempre na última quarta-feira do mês. “Além dessas atividades, estamos preparando alguns projetos que vão embasar o trabalho nas paróquias buscando sempre cativar e cultivar o jovem”, complementa Kerolay. “Esperamos que todos os projetos – tanto em nível arquidiocesano, quanto a nível paroquial – sirvam para fortalecer o jovem nas paróquias, proporcionando um elo entre o jovem e a comunidade já que o nosso papel, enquanto CLJ, é, justamente, inserir o jovem na comunidade em que ele está para que ele de fato faça parte da Igreja”, conclui.

Sammara Garbelotto